A sistematização de experiências na prática: a pesquisa sobre a história da ocupação o bairro Vila Operária III, em Guarulhos (SP)

Autores

  • Maíra Carvalho de Moraes Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.145259

Palavras-chave:

Movimentos Sociais de Moradia, Metodologias Participativas, Território, Região Metropolitana da Grande São Paulo

Resumo

O artigo irá analisar a utilização da sistematização de experiências na pesquisa de campo do projeto de pesquisa intitulado “Justiça Social e Território: A Luta do Movimento de Luta por Moradia – MLM na Vila Operária, em Guarulhos (SP)”. A partir da análise dessa metodologia participativa e das condições cotidianas da pesquisa, infere-se a necessidade de combinar uma abordagem teórica com a metodologia participativa, para que possam ser reconstruídas as histórias da ocupação desse território. E a partir dessas histórias, compreender as relações de produção das cidades da Região Metropolitana da Grande São Paulo, as organizações envolvidas nas disputas fundiárias nessa região e a luta da classe trabalhadora por justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Carvalho de Moraes, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Formada em História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisadora de movimentos sociais de moradia, história do presente de territórios e história econômica brasileira.

Referências

GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p 439-455, set./dez. 2008.

JARA, Oscar. A sistematização de experiências: prática e teoria para outros mundos possíveis. Tradução Luciana Grafée e Sílvia Pinevro. Colaboração Elza Maria Fonseca Falkembach. Brasília: CONTAG, 2012.

JARA, Oscar. Para sistematizar experiências. João Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 1996.

MIAGUSKO, Edson. Movimentos de moradia e sem teto em São Paulo – experiências no contexto do desmanche. São Paulo: Alameda, 2012.

ROMERO, José Luis. América Latina: as cidades e as idéias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Moraes, M. C. de. (2018). A sistematização de experiências na prática: a pesquisa sobre a história da ocupação o bairro Vila Operária III, em Guarulhos (SP). Revista Extraprensa, 11(esp), 52-63. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.145259