Os discursos do terceiro setor: sentidos de comunicação, trabalho e educação em ONGs de comunicação

Autores

  • Camila Acosta Camargo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153911

Palavras-chave:

Comunicação, trabalho, educação, neoliberalismo, ideologia do terceiro setor

Resumo

Apresentaremos, neste artigo, parte dos resultados da pesquisa “A comunicação do “terceiro setor” como expressão do neoliberalismo: as práticas discursivas e os sentidos do trabalho em ONGs de comunicação”, que visou investigar como se expressam os sentidos e as relações de comunicação e trabalho em organizações sem fins lucrativos que elencaram a comunicação como principal ferramenta de atuação em defesa de uma causa social. Para isso, selecionamos três organizações sociais nomeadas na pesquisa “ONGs de comunicação”, localizadas no município de São Paulo e ativas durante o período de realização da pesquisa – 2016-2018, nas quais aprofundamo-nos em seus enunciados institucionais e na experiência dos trabalhadores a partir de relatos próprios.  O artigo contemplará o tópico de resultados de análise sobre os sentidos de comunicação, trabalho e educação que circulam em suas práticas e seus discursos.

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Biografia do Autor

  • Camila Acosta Camargo, Universidade de São Paulo (USP)

    Camila Acosta Camargo é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e bacharel em Relações Públicas pela mesma instituição. É professora do curso de Relações Públicas no FMU FIAM-FAAM Centro Universitário. Integra o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP). Atua profissionalmente com foco em comunicação para projetos sociais em ONGs e é sócia-fundadora da consultoria especializada Eixo Social. 

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Camargo, C. A. (2019). Os discursos do terceiro setor: sentidos de comunicação, trabalho e educação em ONGs de comunicação. Revista Extraprensa, 12, 613-632. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153911