Mambembaria: perspectivas sobre a democratização da arte teatral

Autores

  • Thiago Godoy Nepomuceno Universidade Federal Do Pampa (UFP/RS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153976

Palavras-chave:

Teatro Mambembe, Capital, Democracia Cultural, Politicas Públicas

Resumo

Neste trabalho, aborda-se o projeto cultural 1ª Edição da Oficina MAMBEMBARIA de Teatro cuja proposta é abraçar ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades de teatro e formação de consciência corporal. O projeto é idealizado pelo petiano e ator Renato Vieira em coletivo com todo o grupo PET-PPC, com a ideia de difundir o fazer teatral na cidade de Jaguarão e região. A proposta é que, além da comunidade acadêmica, a comunidade externa participe desta atividade e se familiarize com a arte de atuar. Propõe-se uma peça teatral voltada para a rua, espaços públicos e livre para todas as idades. Relatamos esta experiência acadêmica e através dela demonstraremos o olhar de produtores culturais, com análise de pontos estratégicos para sanar déficits do desejo teatral, uma necessidade de arte que procuramos problematizar modelos de fomento que são atribuídos a coletivos e companhias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Godoy Nepomuceno, Universidade Federal Do Pampa (UFP/RS)

    Thiago de Godoy Nepomuceno, graduando em Produção e política cultural, na Universidade Federal do Pampa. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Produção e Política Cultural. Meus trabalhos são relacionados a organização de eventos acadêmicos, curadorias de arte, artigos na área das artes, sociologia e campos derivados da área da ciências sócias/culturais.

Referências

BARBALHO, A; Em tempos de crise; o MinC e a politização do campo cultural brasileiro; Pol. Cult. Rev. Salvador, v. 10, n. 1, p. 23-46, jan./jun. 2017

ORG. RUBIM, A. BARBALHO, A. CALABRE, L. Políticas culturais no governo Dilma; EDUFBA, SALVADOR, 2015

ORG. DESGRANGES, F. LEPIQUE, M.; TEATRO E VIDA PUBLICA: O fomento e os coletivos teatrais de São Paulo; HUCITEC EDITORA; São Paulo, 2012.
PUPO, M. L; PARA ALIMENTAR O DESEJO DE TEATRO; HUCITEC EDITORA; São Paulo, 2015.
Links:
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=09012002L%20132790000

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT5 - Congresso de iniciação científica

Como Citar

Mambembaria: perspectivas sobre a democratização da arte teatral. (2019). Revista Extraprensa, 12, 880-893. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153976