Produção cultural e Relações Públicas: análise do Feirão da Resistência
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153986Palavras-chave:
produção cultural, relações públicas, ocupação, movimentos sociaisResumo
O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de diálogos teórico-práticos entre as atividades de Relações Públicas e a Produção Cultural, tendo como estudo de caso o evento intitulado “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária”, que ocorre mensalmente na ocupação urbana do Movimento dos Artistas de Rua (MARL) de Londrina, estado do Paraná, alinhada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da região do norte paranaense.
Downloads
Referências
______________________. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. SP, Edusp, 2006.
________________________. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Editora Cultrix, 1984.
CHAUÍ, M; CÂNDIDO, A; ABRAMO, L. Política cultural. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. La investigación desde la perspectiva cualitativa. Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario, A. C., 1996.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
PERUZZO, Cicilia Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
_______________________. Relações Públicas no capitalismo cognitivo. Organicom, n.15, ano 8, p.14-19, 2011.
_______________________. Relações Públicas no modo de produção capitalista. São Paulo, Editora Summus, 1986.
HENRIQUES, Márcio Simeone. As relações públicas no complexo de administração da visibilidade pública: uma visão política. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/19864491391403963152510328704687292245.pdf> Acesso em: 22 de janeiro de 2018.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas e Micropolítica. São Paulo, Summus Editorial, 2001.
RUBIM, Linda. Organização e produção da cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.