Futebol, o brasileiro e os meios de comunicação

Autores

  • Isabella Pinheiro Bonafonte Universidade Nove de Julho (Uninove)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157199

Palavras-chave:

Futebol, Time, Brasil, Brasileiro, Jornal impresso

Resumo

Hoje o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por todos os lugares as pessoas expressam sua paixão de maneiras variadas e encantadoras. Porém não foi sempre assim, antes as notícias esportivas que recebiam mais espaço em jornais eram sobre turfe, por exemplo e o futebol não significava nada para a população brasileira. Porém, quando Charles Miller voltou ao Brasil, trouxe uma bola e com ela o esporte que se enraizou no nosso país. Como muitos dizem “não é só futebol”, atualmente aquele futebol elitizado e europeu trazido por Miller foi moldado e ajustado com características que são de fato nossas. Essa relação será o objeto de estudo deste projeto assim como a relação que foi criada entre o futebol e o veículo de comunicação da época em que o esporte chegou ao Brasil: o jornal impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Pinheiro Bonafonte, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Curso técnico em Comunicação Visual pela Etec Doutora Maria Auguta Saraiva. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (2018.1). Redadora do site Torcedores.com.

Referências

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa – Brasil 1900 a 2000, Rio de Janeiro, Mauad, 2007. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=hrfdMgW9_twC&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22Marialva+Barbosa%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjv3d-a7LPbAhWEDZAKHU9fDg4Q6AEINDAC#v=onepage&q&f=false. Acesso em 19 de dezembro de 2018
BROCA, Brito. A vida literária no Brasil – 1900. 4ªed, 2004
CAMPOS, André; RAMOS, Paulo; SANTOS; Amanda - A Influência da Mídia no Esporte. 1 Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte realizado de 28 a 30 de maio de 2015, Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2015/resumos/R44-0620-1.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2018
FREYRE, Gilberto - Foot Ball Mulato. publicado no Estado de São Paulo na edição de 17 de Junho de 1938 (http://docshistory.blogspot.com/2013/02/football-mulato.html); acesso em 24 de outubro de 2017
LAZARSFELD E MERTON - Comunicação de Massa, Gosto popular e Ação Social Organizada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1948
RIBEIRO, André - Os donos do espetáculo. Terceiro Nome, 2007;
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Mauad, 4 edição 1999. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=GmRTJgaQ1WkC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em 04 de dezembro de 2017
MIRANDA, C.M. “Estratégias de contra-agendamento em websites e blogs: Exemplos de participação do público na mídia”. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1761-1.pdf, acesso em 16 de fevereiro de 2018.
SILVA, Luis Martins. Imprensa, jornalismo e interesse público : perspectivas de renovação - a notícia cidadã. Tese de doutorado apresentada Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/5325. Acessado em 04 de fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Bonafonte, I. P. (2019). Futebol, o brasileiro e os meios de comunicação. Revista Extraprensa, 12, 906-920. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157199

Edição

Seção

GT5 - Congresso de iniciação científica