O gestar e o parir em Trailer de Nicola Constantino

Autores

  • Carmen Rocher Universidade Nacional de Arte

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157643

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Gravidez, Gestação, Parto, Feminismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a representação da gravidez e parto na obra Trailer, de Nicola Costantino. A hipótese inicial é que, desde o advento do feminismo, representações da maternidade questionadoras do patriarcado foram introduzidas na arte contemporânea. No caso particular da gravidez e do parto, desde os tempos modernos, eles foram apropriados pela ordem masculina. O discurso medicinal e o disciplinamento do corpo feminino tiraram das mulheres o domínio sobre nossas próprias gestações, censurando experiências e práticas transmitidas ancestralmente entre as mulheres. Diante desse cenário, nosso trabalho procura observar como a arte contemporânea continua promovendo o domínio dessa ordem patriarcal ou questionando-a, produzindo novas possibilidades para conceber a gravidez e o parto promovendo a transformação social que isso implica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Rocher, Universidade Nacional de Arte

Magíster en Lenguajes Artísticos Combinados por la Universidad Nacional de las Artes (UNA). Artista contemporánea. Profesora en el Departamento de Artes Visuales (UNA) y en la Maestría en Lenguajes Artísticos Combinados (UNA).

Referências

AMORÓS, Celia. Hongos hobbesianos, setas venenosas. Mientras Tanto, Barcelona, n. 48, p. 59-68, 1992.

BARTHES, Roland; BOONS, Marie-Claire; BURGELIN, Olivier; GENETTE, Gerard; GRITTI, Jules; KRISTEVA, Julia; METZ, Christian; MORIN, Violette; TODOROV, Tzvetan. Lo verosímil. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo, 1970.

FREUD, Sigmund. Lo ominoso. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2009. v. 17, p. 215-251.

LOBO POLIDANO, Esther. El doble y su relación con lo siniestro. L’aperiòdic virtual de la Secció Clínica de Barcelona, Barcelona, n. 30, p. 1-13, 2010. Disponible en: https://bit.ly/2YyuTyQ. Acceso en: 26 nov. 2018.

RODRIGÁÑEZ BUSTOS, Casilda. Pariremos con placer: apuntes sobre la recuperación del útero espácito y la energía sexual femenina. Buenos Aires: Madreselva, 2007.

SAU, Victoria. Del vacío de la maternidad, la igualdad y la diferencia. Vía Fora!!, Barcelona, n. 55, p. 61-75, 1997.

SAU, Victoria. El vacío de la maternidad: madre no hay más que ninguna. Barcelona: Icaria, 2004.

SEGRE, Cesare. Tema/motivo. In: SEGRE, Cesare. Principios de análisis del texto literario. Barcelona: Crítica, 1985. p. 339-366.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social. Barcelona: Gedisa, 1987.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretaciones. Buenos Aires: Paidós, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

Rocher, C. (2019). O gestar e o parir em Trailer de Nicola Constantino. Revista Extraprensa, 12(2), 85-93. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157643