As Mulheres e o parto midiatizado

uma análise do discurso das celebridades

Autores

  • Maria Angela Pavan, Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Camila Rabelo Coutinho Saraiva, Me. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158045

Palavras-chave:

Parto Midiatizado, Análise do Discurso da Mídia, Celebridades, Internet

Resumo

As ferramentas de busca na internet são uma das primeiras fontes de informação sobre qualquer assunto atualmente. O parto enquanto prática social reflete a realidade midiatizada. Neste artigo, é feita uma análise dos principais resultados de termos de pesquisa utilizados no Google Search que evidenciam o parto como um assunto que ganhou destaque no cotidiano da população e da mídia. Com uma breve análise do discurso de notícias em sites sobre o parto de Ivete Sangalo, Kate Middleton e Eliana, é possível verificar como o assunto vem sendo tratado pela mídia, demonstrando como a própria sociedade encara o tema. Para realizar este artigo, utilizamos as bases teóricas de Patrick Charaudeau, Eni Orlandi e Maria Immacolata Vassallo de Lopes.

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Biografia do Autor

Maria Angela Pavan, Dra., Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPGEM). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e Mídia (Pragma – CNPq). Coordenadora do Procad/Capes (UFRN, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Camila Rabelo Coutinho Saraiva, Me., Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda da Pós-Graduação em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro do grupo de pesquisa “Pragmática da Comunicação e Mídia” (Pragma – CNPq). Realiza pesquisa com temática relacionada ao Procad/Capes (UFRN, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

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Publicado

2019-08-16

Como Citar

Pavan, M. A., & Saraiva, C. R. C. (2019). As Mulheres e o parto midiatizado: uma análise do discurso das celebridades. Revista Extraprensa, 12(2), 30-47. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158045