O posicionamento do Facebook para a promoção dos Direitos Humanos

Autores

  • Alana Carolina Gomes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Renata Calonego Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163267

Palavras-chave:

Organizações, Internet, Comunicação, Cultura de Paz, Direitos Humanos

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o posicionamento estratégico on-line das organizações perante a promoção dos direitos humanos por meio da cultura de paz. Para tanto, tem como objeto de estudo a fanpage oficial do Facebook no Brasil. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica, buscando aprofundamentos em temáticas relacionadas à comunicação das organizações, cultura de paz e direitos humanos. Além disso, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa da fanpage, de setembro de 2017 a fevereiro de 2018 e de janeiro a junho de 2019, permitindo a produção de um estudo comparativo, a partir de categorias pautadas em indicadores da cultura de paz e de direitos humanos. Verificou-se que os posicionamentos organizacionais possibilitam uma via promissora para a promoção dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

  • Alana Carolina Gomes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas, também pela Unesp. Áreas de atuação: comunicação intercultural, comunicação organizacional e diferenças culturais no ambiente de trabalho.

  • Renata Calonego, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru. Mestra em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática (2018) e graduada em Relações Públicas (2016) pela mesma instituição.

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Graduada em Jornalismo, mestre em Comunicação e doutora em Educação Escolar pela Unesp. Professora da graduação e do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Unesp. É autora do livro As relações públicas e a educação corporativa: uma interface possível.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

O posicionamento do Facebook para a promoção dos Direitos Humanos. (2019). Revista Extraprensa, 13(1), 56-74. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163267