Uma análise comparativa do carnaval de Salvador e do “Pequeno Brasil”- Quelimane

Autores

  • Elielba Nascimento Reis Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jorge Ferrão Universidade Pedagógica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173606

Palavras-chave:

Carnaval, Salvador, Brasil, Quelimane, Moçambique, África

Resumo

O presente artigo pretende comparar o Carnaval de Salvador com o carnaval da cidade de Quelimane, capital da Zambézia, em Moçambique, que ao decorrer do tempo ganhou visibilidade devido às características brasileiras como o carro alegórico, músicas, desfiles, máscaras e principalmente os protestos para com as falhas do governo, entre outros assuntos. Entretanto, é importante ressaltar que ambos os países foram colonizados por Portugal, dessa forma compreendemos que o carnaval não tem apenas a sua origem europeia, cujos festejos eram celebrados em clubes fechados, salões, mas que no decorrer do tempo se tornou uma manifestação popular. E, em África, também se notabilizaram as festas pagãs de carnaval.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elielba Nascimento Reis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Tem Graduação Sanduíche em História – Licenciatura (UFRB) e especialização em andamento no curso de Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, pelo Instituto Federal Baiano Governador Mangabeira (IFBA-Mangabeira), e em Docência (IFMG – EAD Campus Arcos). É também mestranda em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas, pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB).

  • Jorge Ferrão, Universidade Pedagógica de Moçambique

    Formado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), em Maputo, Moçambique. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade do Zimbábue (SARPS). Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique

     

Referências

BIASIN, Olívia. Olhares estrangeiros: impressões dos viajantes acerca da Bahia no transcurso dos oitocentos. In: MOURA, M. (org.). A larga barra da baía: essa província no contexto do mundo. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 18-55.

CACHAT, Séverine. Ilha de Moçambique: uma herança ambígua. Maputo: Alcance, 2018.

FRANÇA, Camila. Afoxés: por diferentes pontos de vistas, os primeiros passos. Soteropreta, Salvador, 11 jan. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3aCXM3S. Acesso em: 5 fev. 2020.

FREYRE, G. Sobrados e Mocambos. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.

GASPAR, Lúcia. Entrudo. In: FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO. Pesquisa escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2012. Disponível em: https://bit.ly/36HR9w0. Acesso em: 2 fev. 2020.

JORNAL DE NOTICIAS. Salvador: [s. n.], 1901.

MONDLANE, Eduardo Chivambo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1977.

Reis, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês em 1835. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. 5. ed. Revisão e prefácio de Homero Pires. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

ROSÁRIO, Carmeliza Soares da Costa. Donas da cidade: navegando arquivo de factos e fantasia na memória das donas de Quelimane. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 6, n. 11, p. 54-66, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3pSRdR6. Acesso em: 3 fev. 2020.

SILVA, Flora Pereira da Silva. O Baile de Máscaras e o enterro do Carnaval. [S. l.: s. n.], [2012] Disponível em: http://www.afreaka.com.br/o-baile-de-mascaras-e-o-enterro-do-carnaval. Acesso em: 4 fev. 2020.

VIEIRA, Naiara da Cunha. A gestão da festa: um estudo sobre o poder público municipal e a organização do Carnaval de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3rJswXQ. Acesso em: 10 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Reis, E. N., & Ferrão, L. J. M. A. (2020). Uma análise comparativa do carnaval de Salvador e do “Pequeno Brasil”- Quelimane. Revista Extraprensa, 14(1), 92-106. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173606