Dança dos mascarados: resistência e elegância de movimentos

Autores

  • Ivoneides Maria Amaral Universidade Federal de Mato Grosso
  • Benedito Dielcio Moreira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175060

Palavras-chave:

Cultura popular, Dança dos mascarados, Mascaras, Modernidade

Resumo

Apresentamos neste texto a trajetória da Dança dos Mascarados de Poconé, em Mato Grosso. O grupo dos Mascarados mantém-se atuante no resgate das tradições pantaneiras há mais de um século, sempre se reorganizando e enfrentando as dificuldades que a maioria dos grupos populares enfrenta para manter vivas as tradições culturais. Dentre seus adereços, ressaltamos o uso da máscara, objeto de valor ritualístico que permeia a dança, além da elegância e força atratora dos movimentos. Como ocorre em todo país, em Mato Grosso as manifestações folclóricas representativas da cultura popular estão distantes da prioridade nos investimentos governamentais. Trata-se de um estudo sobre o enfrentamento da cultura popular e a modernidade.

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Biografia do Autor

Ivoneides Maria Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Benedito Dielcio Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Filosofia pela Universität Siegen, Alemanha, e professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Amaral, I. M., & Moreira, B. D. (2020). Dança dos mascarados: resistência e elegância de movimentos. Revista Extraprensa, 14(1), 121-132. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175060