Trabalho e carnaval: experiências vividas por crianças e adolescentes em situação de rua

Autores

  • Fábio Santos de Andrade Universidade Federal de Rondônia
  • Silvana Viana Andrade Centro Universitário UniFTC

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175949

Palavras-chave:

Trabalho, Crianças e adolescentes em situação de rua, Táticas de sobrevivência, Carnaval

Resumo

O(a) trabalhador(a) brasileiro sempre foi uma importante ferramenta de fortalecimento da economia. Mesmo com o desenvolvimento econômico recentemente apresentado pelo Brasil, o trabalhador ainda é sujeito ao trabalho duro e à exploração. Nessa trilha, vemos o aumento significante do número de pessoas em situação de rua – principalmente de crianças e adolescentes, que vivem nas ruas, desenvolvendo táticas para a sobrevivência individual ou coletiva. Neste estudo, compreendemos as táticas como trabalho lícito ou ilícito por promoverem a sobrevivência e denunciarem a falta de políticas públicas de qualidade. Devemos considerar que algumas táticas de sobrevivência, tais como a mendicância e o furto, apenas demonstram o poder das crianças e adolescentes sobre o espaço da rua. Para exemplificar essas vivências, utilizamos o carnaval da cidade de Salvador (BA) por ser uma festa que amplia o número de crianças e adolescentes em situação de rua, além de invisibilizar a violência por elas sofrida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Santos de Andrade, Universidade Federal de Rondônia

    Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (Dacie) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Silvana Viana Andrade , Centro Universitário UniFTC

    Professora do Colegiado de Psicologia do Centro Universitário UniFTC, Campus de Vitória da Conquista (BA). Graduada em Psicologia pela Universidade (Fumec) e mestra em Psicologia pela Unir.

Referências

ANDRADE, Fábio Santos de. Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

BARROS, Joana da Silva. Moradores de Rua: pobreza e trabalho: interrogações sobre a exceção e a experiência política brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2004.

BLASS, Leila Maria da Silva. Ato de trabalhar: imagens e representações. São Paulo: Annablume, 2006.

BLASS, Leila Maria da Silva. Juventude e trabalho. In: COSTA, Márcia Regina da; SILVA, Elizabeth Murilho da (org.). Sociabilidade juvenil e cultura urbana. São Paulo: Educ, 2004.

BLASS, Leila Maria da Silva. Nas interfaces do trabalho, emprego e lazer. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu. Anais […]. Caxambu: Hotel Glória, 2003.

BOCCIA, Leonardo Vincenzo. Carnaval de rua de uma cidade histórica do Brasil. Revista Repertório, Salvador, n. 25, p. 180-193, 2015.

BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de julho de 1990.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CRAIDY, Carmem Maria. Meninos de rua e analfabetismo. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DIAS, Clímaco Cesar Siqueira. Carnaval de Salvador: o declínio da festa mercantil. Revista GeoTextos, Salvador, v. 14, n. 1, p. 103-123, 2018.

GREGORI, Maria Filomena. Viração: experiências de meninos nas ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARX, Karl. Manuscritos económicos-filosóficos de 1844. Lisboa: Edições Avante!, 1993.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista / O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003a.

OLIVEIRA, Francisco de. O trabalho abstrato e as novas formas de conflito. In: LOUREIRO, Isabel Maria; LEITE, José Corrêa; CEVASCO, Maria Elisa (org.). O espírito de Porto Alegre. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.

OLIVEIRA, Francisco de. Política numa era de indeterminação social. In: SILVA, Fernando Teixeira da; NAXARA, Márcia Regina Capelari; CAMILOTTI, Virgínia C. (org.). República, liberalismo, cidadania. Piracicaba: Unimep, 2003b.

OLIVEIRA, Francisco de; PAOLI, Maria Célia. (org.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2003.

SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Apropriação dos espaços públicos durante o carnaval de Salvador/Bahia/Brasil: síntese das desigualdades sociais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais […]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. p. 4257-4275.

TELLES, Vera da Silva. Itinerários da pobreza e da violência. In: MARQUES, Eduardo et al. Pobreza e criminalidade. Revista Sexta Feira, São Paulo, n. 8, p. 106-110, 2006

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Andrade, F. S. de ., & Andrade, S. V. (2020). Trabalho e carnaval: experiências vividas por crianças e adolescentes em situação de rua. Revista Extraprensa, 14(1), 107-120. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175949