Gestão e formação cultural no ensino superior: a criação da galeria virtual no contexto da pandemia covid-19

Autores

  • Angelina Accetta Rojas Centro Universitário La Salle
  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Centro Universitário La Salle
  • André Cesari Batista de Lima Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185402

Palavras-chave:

Gestão de espaços culturais, Pandemia, Galeria Virtual

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da criação e da gestão da Galeria de Arte Virtual La Salle, que integra a Galeria de Arte La Salle, espaço cultural do Unilasalle-RJ, localizada no município de Niterói, no Rio de Janeiro. Durante a pandemia da COVID-19, buscou-se compreender limites e possibilidades deste espaço virtual como espaço promotor de cultura, arte e conhecimento. Por meio de estudo de caso, buscou-se entender as reações ao processo de ação-reflexão-ação e como isso favoreceu a aproximação e a integração dos alunos participantes à arte e à cultura. Como resultados, indica-se que a criação e gestão do espaço, apesar das dificuldades iniciais, pode ser explorada como uma ferramenta para a promoção da arte, cultura e conhecimento durante o período da pandemia da COVID-19 e para além de períodos de isolamento social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angelina Accetta Rojas, Centro Universitário La Salle

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ). Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura e da Galeria de Arte La Salle.

  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Centro Universitário La Salle

    Doutor em Comunicação (PUC-Rio), realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFF. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e professor do Unilasalle-RJ. Conselheiro estadual de educação do Rio de Janeiro. Editor da RBPAE/Anpae, vice-coordenador estadual da Anfope-RJ e membro do Conselho Fiscal da ANPEd.

  • André Cesari Batista de Lima, Centro Universitário La Salle

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da UFF. Produtor Cultural do Núcleo de Arte e Cultura e da Galeria de Arte La Salle.

Referências

AVELAR, Romulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: DUO, 2008.

BAYARDO, Rubens. A gestão cultural e a questão da formação. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, v. 6, p. 57-65, 2008.

BHERING, Luiz. Dia Mundial do Meio Ambiente. Rio de Janeiro, 5 jun. 2020. Facebook: unilasallerj. Disponível em: https://es-la.facebook.com/unilasallerj/posts/2137005333110484. Acesso em: 16 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 15 mar. 2021.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 2012.

CUNHA, Maria Helena Melo da. Gestão cultural: profissão em formação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. São Paulo: Papirus, 2010.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1988.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1988.

FISHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LETELIER, Lucimara. O futuro dos museus pós-pandemia: sobrevivência ou reinvenção? Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, v. 28, p. 98-113, 2021.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico na construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012. Disponível em: www.fc.unesp.br. Acesso em 10 mar. 2021.

PORTO, Marta. O espaço que antecede os espaços culturais. In: SEMINÁRIO DE GESTÃO CULTURAL, 2., Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Duo Informação e Cultura, 2010.

RODRIGUES, Luiz Augusto F. Gestão cultural e seus eixos temáticos. In: CURVELLO, Maria Amélia et al. (org.). Políticas públicas de cultura do estado do Rio de Janeiro: 2007-2008. Rio de Janeiro: UERJ/Decult, 2009. p. 76-93.

ROLLEMBERG, Marcello. A cultura como arma contra a pandemia. Jornal da USP, São Paulo, 21 dez. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/a-cultura-como-arma-contra-a-pandemia/. Acesso em: 16 set. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. Paris: Unesco, 2002. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf. Acesso em: 2 jul. 2018.

UNESCO. Pesquisa de percepção dos impactos da covid-19 nos setores cultural e criativo do Brasil: resumo. Brasília: Unesco, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375069?posInSet=13&queryId=341e9048-f941-45cf-8445-efdb43251ed0. Acesso em: 21 set. 2021.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Como Citar

Rojas, A. A., Mocarzel, M. S. M. V. ., & Lima, A. C. B. de. (2021). Gestão e formação cultural no ensino superior: a criação da galeria virtual no contexto da pandemia covid-19. Revista Extraprensa, 14(2), 180-196. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185402