Perspectivas francófonas sobre indústrias criativas e economia criativa

Autores

  • Philippe Bouquillion Université Paris 13

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189645

Palavras-chave:

Indústrias culturais, Economia criativa, Web 2.0, Edição de livros, Comunicação de massas

Resumo

A investigação sobre a socioeconómica da cultura, a Web colaborativa e a economia criativa convergiram hoje numa construção ideológica: as noções de indústrias criativas e de economia criativa, pelo menos tal como são apresentadas por instituições e peritos nacionais e supranacionais. A maioria destes temas foi introduzida na investigação francófona através de trabalhos anglófonos. A este respeito, a distinção entre várias formas de investigação crítica, por um lado, e investigação não crítica, por outro, parece muito mais fundamental. Como consequência, propomos levar a sério a noção de indústrias criativas, desviando-nos do definitions dado por peritos, de modo a construir uma teoria crítica das indústrias criativas que reflects a dinâmica da economia de bens simbólicos.

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Biografia do Autor

  • Philippe Bouquillion, Université Paris 13

    Professor de ciências da informação e da comunicação na Universidade de Paris 13, Laboratório de ciências da informação e da comunicação. É também responsável pelo eixo "Indústrias e Artes Culturais" e co-responsável pelo tema "Sócio-economia da cultura e da comunicação" na Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord e do Observatório das mutações das indústrias culturais (http://www.observatoire- omic.org/)

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Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Como Citar

Bouquillion, P. (2021). Perspectivas francófonas sobre indústrias criativas e economia criativa. Revista Extraprensa, 14(2), 402-420. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189645