Educação crítica para os meios na cidadania comunicativa: apropriações para a crítica e o diálogo

Autores

  • Ismar Capistrano Costa Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.192457

Palavras-chave:

Cidadania, Cidadania comunicativa, Educação libertadora, Educação midiática, Direito à comunicação

Resumo

A pedagogia libertadora e o conceito de comunicação do educador Paulo Freire subsidiam uma reflexão sobre a práxis da educação para os meios, que busca a multiplicidade dos saberes, a horizontalidade das relações e a comunicação dialógica. O método de Freire colabora, assim, para a construção da cidadania comunicativa em sintonia com as exigências de democratização das relações que fundamentam o direito à comunicação. A educação libertadora para os meios pode se realizar tanto na educação formal, por meio da construção de ecossistemas midiáticos e da abordagem do direito à comunicação nos temas transversais dos currículos, como pode acontecer nos movimentos sociais, através da educação informal. Um exemplo desse esforço, apresentado neste artigo, é o projeto de extensão de Apoio à Comunicação Alternativa, Cidadã e Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

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Biografia do Autor

Ismar Capistrano Costa Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, bacharel e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa usos sociais, rádio e comunicação comunitária e autônoma.

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Costa Filho, I. C. (2021). Educação crítica para os meios na cidadania comunicativa: apropriações para a crítica e o diálogo. Revista Extraprensa, 15(1), 81-95. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.192457