Vida favorecida colorida: vou te contar, a vida na favela não é fácil não!

Autores

  • Mônica Amaral Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Robson Guarnieri dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
  • Marina Nunes Dias Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193433

Palavras-chave:

Pedagogia hip-hop, Educação emancipatória, Choc póstumo, Escrita sensível e transgressora, Memória afrodiaspórica

Resumo

Com base em nossas experiências de docência compartilhada em sala de aula com professores e estudantes do 7º ano em uma escola municipal, destacamos as afinidades entre as narrativas de videoclipes de rappers do próprio território das comunidades do entorno e as vivências dos jovens, de maneira a potencializar reflexões críticas e uma escrita sensível às mazelas que os atingem como sujeitos. Ao propor videoclipes, como “De onde eu venho” (Edi Rock e Mc Pedrinho, 2019), testemunhamos o despertar de uma memória afrodiaspórica e a escrita de raps pelos próprios estudantes sobre o significado de suas origens, como estratégia de denúncia e de combate às desigualdades raciais e de classe. Propomos uma leitura desta experiência dos pontos de vista, estético (BENJAMIN, 1980; ADORNO, 1986), do território (SANTOS, 1998, 2009) e de uma narrativa engajada, presente na literatura (JESUS, 2020; HOOKS, 2017) e na poesia do rap.

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Biografia do Autor

  • Mônica Amaral, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Profa Associada e Pesquisadora Sênior da Faculdade de Educação da USP e do Programa
    de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, nas áreas de Psicanálise, Filosofia e Educação. Profa
    do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da USP. É Membro
    Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Docências
    compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas
    públicas de diferentes regiões periféricas (CNPq).

  • Robson Guarnieri dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

    Graduado em Geografia pela FFLCH-USP e Professor na Rede Pública do Município de São Paulo. Faz parte do grupo de pesquisa Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas (CNPq).

  • Marina Nunes Dias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

    Graduada em Filosofia pela FFLCH-USP e Profa de Filosofia. Faz parte do grupo de
    pesquisa Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas
    urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas (CNPq).

Referências

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Publicado

2022-05-31 — Atualizado em 2022-10-14

Versões

Como Citar

Amaral, M. ., Santos, R. G. dos, & Dias, M. N. (2022). Vida favorecida colorida: vou te contar, a vida na favela não é fácil não!. Revista Extraprensa, 15(Especial), 251-267. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193433 (Original work published 2022)