Escrevivências, pedagogia hip hop e o ensino de história: reflexões sobre o enfrentamento da pandemia na periferia de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194131Palavras-chave:
Pedagogia hip hop, Escrevivências, Ensino de história, Educação emancipatória, Pedagogia críticaResumo
Uma formação potencialmente emancipatória, como sugerem Adorno (2008) e Davis (2016), tem como preocupação central a elaboração crítica da História e uma compreensão aprofundada das bases estruturais da sociedade. Inspirando-nos em tais reflexões, bem como na Pedagogia Hip Hop (2014) e no conceito de Escrevivência (Evaristo, 2007), propomos, a partir de docências compartilhadas ministradas na EMEF Célia Regina em São Paulo - SP, uma reflexão crítica sobre a pandemia de covid-19 e os problemas sociais decorrentes dela, especialmente na periferia da capital, tendo como eixo a visão de estudantes da turma do 7ºB, expressa em textos elaborados a partir da interpretação do videoclipe Quarentena, de MV Bill (2020) e da leitura do poema Curar (O’Meara, 2020).
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, 1995.
AMARAL, Mônica. O que o rap diz e a escola contradiz: um estudo sobre a arte de rua e a formação da juventude na periferia de São Paulo. São Paulo: Alameda, 2016.
SIQUEIRA Jr, Kleber. Serviço de preto, muito respeito: introdução às sobre as raízes do racismo da discriminação no Brasil e História africana por meio do rap. in: AMARAL, Mônica; REIS, Rute; SANTOS, Elaine; DIAS, Cristiane (Orgs.) Culturas ancestrais e contemporâneas na escola: novas estratégias didáticas para a implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Alameda, 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HILL, Marc Lamont. Batidas, rimas e vida escolar: pedagogia hip-hop e as políticas de identidade. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014. MV BILL. Quarentena. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQiykuwYLSk. Acesso em: 19 out. 2021.
O’MEARA, Catherine. Curar. The Daily round. 2021. Disponível em: https://pt.aleteia. org/2020/04/01/o-singelo-poema-sobre-a-quarentena-que-tem-comovido-internautasde-todo-o-mundo/em. Acesso em: 19 out. de 2021.
SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: História. – 2.ed. – São Paulo: SME/COPED, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kleber Galvão de Siqueira Junior, Fábio da Silva Cândido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.