Escrevivências, pedagogia hip hop e o ensino de história: reflexões sobre o enfrentamento da pandemia na periferia de São Paulo

Autores

  • Kleber Galvão de Siqueira Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Fábio da Silva Cândido Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194131

Palavras-chave:

Pedagogia hip hop, Escrevivências, Ensino de história, Educação emancipatória, Pedagogia crítica

Resumo

Uma formação potencialmente emancipatória, como sugerem Adorno (2008) e Davis (2016), tem como preocupação central a elaboração crítica da História e uma compreensão aprofundada das bases estruturais da sociedade. Inspirando-nos em tais reflexões, bem como na Pedagogia Hip Hop (2014) e no conceito de Escrevivência (Evaristo, 2007), propomos, a partir de docências compartilhadas ministradas na EMEF Célia Regina em São Paulo - SP, uma reflexão crítica sobre a pandemia de covid-19 e os problemas sociais decorrentes dela, especialmente na periferia da capital, tendo como eixo a visão de estudantes da turma do 7ºB, expressa em textos elaborados a partir da interpretação do videoclipe Quarentena, de MV Bill (2020) e da leitura do poema Curar (O’Meara, 2020).

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Biografia do Autor

  • Kleber Galvão de Siqueira Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Doutorando em Educação pela FEUSP.

  • Fábio da Silva Cândido, Universidade Federal de São Paulo

    Licenciado e bacharel em História pela UNIFESP, professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Referências

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Siqueira Junior, K. G. de . ., & Cândido, F. da S. (2022). Escrevivências, pedagogia hip hop e o ensino de história: reflexões sobre o enfrentamento da pandemia na periferia de São Paulo. Revista Extraprensa, 15(Especial), 82-97. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194131