Grupo de escuta sensível analiticamente orientada para professoras de uma escola pública de São Paulo como estratégia de enfrentamento da pandemia COVID - 19

Autores

  • Edclay Lindoanna Oliveira Melo Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194379

Palavras-chave:

Integração social, Música erudita, Orquestras, Pandemia, Redes sociais

Resumo

Este artigo trata das relações construídas entre as integrantes de um grupo de apoio psicológico, oferecido em uma escola pública do município de São Paulo vinculado a um projeto temático da Faculdade de Educação da USP, como estratégia de enfrentamento aos impactos da pandemia e de interlocução entre a universidade e a escola. A descaracterização do trabalho dos professores em virtude da burocratização da educação, sobrecarga de trabalho e opressão de gênero e raça reacenderam questionamentos que foram apontados no grupo e acolhidos a partir da psicanálise e do pensamento feminista negro, recorrendo a autoras como bell hooks (2017) e Ângela Davis (2016), e do pensamento decolonial. Concluímos, ressaltando a relevância de psicólogos nas escolas e do grupo composto por mulheres como dispositivo de enfrentamento em tempos pandêmicos

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Biografia do Autor

  • Edclay Lindoanna Oliveira Melo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, psicóloga pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa “Raça, gênero, etnomatemática e culturas afro-brasileiras - relações étnico-raciais e diversidade de gênero na construção de uma epistemologia afro-brasileira e feminista nas escolas públicas de São Paulo”, coordenado pela Profa. Dra. Mônica Guimarães Teixeira do Amaral.

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Publicado

2022-05-31 — Atualizado em 2022-08-01

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Como Citar

Grupo de escuta sensível analiticamente orientada para professoras de uma escola pública de São Paulo como estratégia de enfrentamento da pandemia COVID - 19 . (2022). Revista Extraprensa, 15(Especial), 653-669. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194379 (Original work published 2022)