Aquilombamento poético na encruzilhada do saber

Autores

  • Naloana de Lima Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194393

Palavras-chave:

Grupo Clariô de Teatro, Aquilombamento, Encruzilhada do saber, Teatro periférico, Teatro negro

Resumo

Partindo de um posicionamento que traz um sentido ético-político emancipatório da existência humana, direciono uma interpretação sobre identidade brasileira ancorada aos movimentos anticapitalista, antirracista e antisexista, presente na poética do espetáculo Severina da Morte a Vida (2015) encenada pelo Grupo Clariô de Teatro.  Coletivo este que se identifica na encruzilhada de um teatro negro, periférico, feminista e popular, e assim, evidentemente, se contrapõe a um teatro dito “brasileiro”, mas que em sua natureza carrega um valor colonial e imperial camuflado de universal, que vira às costas para a America Latina e ignora a representatividade negra de mais de metade da população. Portanto, é legítima a necessidade de clarificar a cultura de uma cena em sombras, através de uma perspectiva humanitária de aquilombamento social.

 

 

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Biografia do Autor

  • Naloana de Lima Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

    Mestranda em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades na Universidade de São Paulo, USP.
    Graduada em Educação Artística - Licenciatura em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de
    Artes (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Costa, N. de L. (2022). Aquilombamento poético na encruzilhada do saber . Revista Extraprensa, 15(Especial), 287-297. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194393