A capoeira e a busca de soluções para transpor os obstáculos na educação: a emancipação pelo corpo

Autores

  • Valdenor Silva dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
  • Estefânia Zonaro Rede Municipal de Ensino de São Paulo
  • Nicole de Souza Pereira Rede Municipal de Ensino de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194417

Palavras-chave:

Capoeira, Educação, Corporeidade, Pandemia e emancipação

Resumo

Este ensaio tem como foco a capoeira na perspectiva pedagógica dentro da escola, à luz de uma concepção de educação como prática dialógica, corporal e emancipatória. O objetivo deste artigo foi compreender a capoeira enquanto arte-ancestral corporal e, especialmente, como linguagem, a partir de processos em que o corpo e o movimento, depois de um prolongado isolamento social, constituem-se em aspectos fundamentais para uma educação emancipatória. Para compor as reflexões acerca do que se propõe, fundamentamos as nossas análises em autores do campo da corporeidade e de uma perspectiva crítica. Desse modo, foi possível compreender que o corpo e o movimento são instâncias fundamentais para uma educação libertadora. 

 

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Biografia do Autor

  • Valdenor Silva dos Santos , Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

    Graduado em Rádio e TV, Mestre em Educação pela FEUSP, Doutorando pela FFLCH/USP.

  • Estefânia Zonaro, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

    Graduada em História, Filosofia, Pedagogia e Artes Cênicas, Professora na Rede Municipal de Ensino
    de São Paulo.

  • Nicole de Souza Pereira, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

    Graduada em Educação Física e Pedagogia, Professora na Rede Municipal de Ensino de
    São Paulo.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Santos, V. S. dos, Zonaro, E., & Pereira, N. de S. (2022). A capoeira e a busca de soluções para transpor os obstáculos na educação: a emancipação pelo corpo. Revista Extraprensa, 15(Especial), 179-198. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194417