Narrativas docentes: diálogos entre o cuidado e a produção de conhecimento

Autores

  • Luiza Ribeiro Xavier Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194419

Palavras-chave:

Narrativas, Profissão docente, Decolonial

Resumo

Com a pandemia do SARS-CoV-2, as escolas públicas de São Paulo transitaram entre aberturas, fechamentos e flexibilizações das atividades escolares. Nesse contexto, um grupo de pesquisa ligado à FEUSP, que tem como objetivo construir um currículo implicado com as questões de gênero, raça e classe,  buscou contribuir com a rede de apoio de quatro escolas públicas do estado de São Paulo. Para tanto, o grupo realizou diversas atividades nas comunidades escolares, entre elas, um grupo com os professores na modalidade online, coordenado por uma psicóloga, com o objetivo de oferecer um espaço de reflexão dos sentimentos dos professores e possibilitar o acolhimento das angústias relacionadas às dinâmicas educacionais no contexto atual. Neste trabalho,  proponho-me a analisar o relato de um dos encontros deste grupo,  no qual, a partir da rememoração das experiências que os levaram a escolher a profissão, foram compartilhadas oralmente algumas narrativas docentes.

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Biografia do Autor

  • Luiza Ribeiro Xavier, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Possui bacharelado em psicologia pela UniversidadeFederal de São Paulo, e atualmente é mestranda
    na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Xavier, L. R. (2022). Narrativas docentes: diálogos entre o cuidado e a produção de conhecimento. Revista Extraprensa, 15(Especial), 329-340. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194419