Os refugiados e os jogos olímpicos: a representação midiática da iniciativa de inclusão do COI nos Jogos de Tóquio 2020

Autores

  • Fernanda Paraguassu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mohammed ElHajji Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.199539

Palavras-chave:

Refúgio, Representação, Mídia, Jogos Olímpicos

Resumo

Desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, uma equipe de atletas refugiados lembra o mundo do desafio humanitário contemporâneo e compete sem carregar a bandeira do próprio país. A proposta do artigo é refletir sobre a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de contribuir com a inclusão e facilitar o processo de integração dos refugiados nas comunidades acolhedoras, a partir da representação midiática da participação da equipe olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Os cadernos especiais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo publicados durante o megaevento esportivo realizado em 2021 serão analisados qualitativamente para identificar de que forma o “Outro” é representado ou até mesmo “esquecido”. Afinal, por que incluir refugiados nos Jogos Olímpicos? Qual é o sentido dessa inclusão? Em que medida narrativas de direitos humanos incluem para excluir, mantêm preconceitos e reproduzem estereótipos?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Paraguassu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Fernanda Paraguassu é jornalista, doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do grupo Diaspotics, de migrações transnacionais, vinculado à Escola de Comunicação da UFRJ.

  • Mohammed ElHajji, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mohammed ElHajji é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrante dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Psicologia Social, pesquisador do CNPq, professor e coordenador local do Máster Erasmus Mundus em Migrações Transnacionais.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Trad. Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

CARTA OLÍMPICA. Comitê Olímpico Internacional. Suíça, 2021.

GATRELL, Peter. The Making of the Modern Refugee. In: Keynote address for conference on ‘Refugees in the Post-war World’, Arizona State University, 8-9 April, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/1691435/The_Making_of_the_Modern_Refugee. Acesso em: 22/6/2022.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Org. Arthur Ituassu. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo. Boitempo, 2007.

PEDERSEN, Trine Norgaard. The Possibility of Refugee Participation Throughout Olympic History: A Discourse Analysis of the International Olympic Committee’s Discursive Construction of the Olympic Games. Dissertação (Mestrado). Aalborg University. Dinamarca, p. 58, 2018.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, 2005.

TOOHEY, Kristine; Veal A.J. The Olympic Games: A Social Science Perspective. Oxfordshire, UK: CABI, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Os refugiados e os jogos olímpicos: a representação midiática da iniciativa de inclusão do COI nos Jogos de Tóquio 2020. (2022). Revista Extraprensa, 15(2), 127-145. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.199539