A população negra e o acesso à educação nas prisões brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.215820

Palavras-chave:

Racismo, Acesso à educação, Sistema prisional

Resumo

Ao longo dos anos a política de segurança no Brasil vem encarcerando maior número de pessoas negras, tornando as prisões um espaço destinado a um perfil populacional cada vez mais homogêneo. Para além das condições que levam pretos e pardos serem mais presos do que outras etnias, este artigo pretende identificar o acesso das pessoas negras ao direito à educação no cárcere. Nesse espaço, a educação enfrenta muitos desafios: a quantidade insuficiente de vagas oferecidas, as decisões políticas de governos, as gestões prisionais e até a própria sociedade que compreende a educação nas prisões como um privilégio (ainda que seja um direito que independe da condição de privação de liberdade do sujeito). Por meio das respostas apresentadas no questionário aplicado aos professores que atuam com educandos presos, este artigo revela os fatores que condicionam a seleção, matrícula e ocupação das vagas oferecidas nas escolas das unidades prisionais de Franco da Rocha – SP.

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Biografia do Autor

  • Andréa Alves Pinto, Universidade Federal do ABC

    Mestranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Com especialização Internacional em Pedagogia Social (USP), Direitos Humanos e lutas sociais, pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF)/UNIFESP. Graduada em Pedagogia (UNIVESP). É educadora, agente cultural e escrevivente. Mobilizadora social com formação em Tecnologia Social da Memória (TSM) - Museu da Pessoa/SP.  Agente da Pastoral Carcerária pela Arquidiocese de São Paulo (CNBB). Membra do grupo de estudos do Observatório da Violência Racial (OVIR/CAAF-UNIFESP) e do Observatório para Educação Antirracista (OPEA). Participa da Rede de Mulheres de Piracaia e do Coletivo Mulheres Negras de Piracaia. Atuou na assessoria de projetos de enfrentamento à violência Institucional - na Conectas Direitos Humanos/SP. Coordena os projetos Cineblack e Quilombo do Morro.

    http://lattes.cnpq.br/4619912563914017 

  • Roberto da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Pedagogo (UFMT, 1993), Mestre (USP, 1998), Doutor (USP, 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação e supervisiona pós-doutorados nas mesmas áreas.

     

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Pinto, A. A. ., & Silva, R. da . (2024). A população negra e o acesso à educação nas prisões brasileiras. Revista Extraprensa, 17(2), 161-181. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.215820