Vozes no jornalismo: ataques de garimpeiros a indígenas em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.217128Palavras-chave:
Indígenas, Garimpo, Jornalismo, Brasil de FatoResumo
Este trabalho debruçou-se sobre a cobertura jornalística dos ataques aos indígenas Yanomami por parte dos garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A pesquisa analisou os sites de notícias Brasil de Fato e G1 Roraima, do Grupo Globo, entre maio e novembro de 2021, período em que se intensificaram os episódios entre os grupos. A análise do material incluiu um levantamento de termos, discursos e vozes ouvidas e silenciadas durante a produção. Notou-se que a cobertura do site de notícias Brasil de Fato trouxe, além do factual, a visão dos indígenas e um aprofundamento dos impactos do garimpo na realidade no território, enquanto a cobertura do site de notícias G1 Roraima privilegiou a cobertura factual, com vozes oficiais e sem aprofundamento dos impactos da violência na realidade das comunidades. Constatou-se também uma mudança tímida na narrativa empregada pelo G1 Roraima em reportagens produzidas em parceria com a Rede Amazônica, que levou repórteres até o território, tratando os episódios como “ataques de garimpeiros aos indígenas”.
Downloads
Referências
ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação da grande imprensa. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2016.
BARRACCO, Helda Bullotta. Aldeamento indígena e o espaço simbólico. In.: A cidade, a habitação (ensaios); São Paulo, APEC – 1988. p. 11-22.
DUSSEL, Enrique (1974). Método para uma filosogia da libertação. São Paulo, Loyola, 1986.
DUSSEL, Enrique (1974). Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo, Paulus, 1995.
DUSSEL, Enrique (1998). Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Ortiz, 1986.
OLIVEIRA, Dennis de. Jornalismo e emancipação. Curitiba: Appris, 2017.
QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Martha Raquel Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.