Impasses da internacionalização: artistas latino-americanas no circuito global.
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.230113Palavras-chave:
Internacionalização artística, Mulheres artistas, Escritas de siResumo
Regina Vater, Marta Minujín e Lotty Rosenfeld são fundamentais para compreender a incursão de mulheres na esfera artística latino-americana do século XX. Entre as décadas de 1960 e 1980, elas vivenciaram um significativo processo de internacionalização, financiado por suas famílias ou por bolsas de instituições estrangeiras. Para as mulheres, a possibilidade de internacionalização foi crucial para seu reconhecimento artístico, pois permitiu contato com correntes estéticas de vanguarda, instituições prestigiadas e artistas proeminentes. Contudo, as interações entre latino-americanos, europeus e estadunidenses perpetuavam as relações de poder e hierarquias já presentes na esfera política e econômica. Este artigo busca refletir como Vater, Minujín e Rosenfeld problematizaram essas questões em seus espaços autobiográficos, posicionando-se de formas diversas em relação às suas origens latino-americanas e aos impactos de sua nacionalidade na inserção em um circuito artístico globalizado.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BARRIENTOS, Mónica. El guión como escritura comunitaria: Diamela Eltit y Lotty Rosenfeld. Altre Modernità, p. 90-103, 2021.
GIUNTA, Andrea Graciela. Vanguardia, internacionalismo y política: arte argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
JAREMTCHUK, Dária. Arte, política e geopolítica nos anos 1960. MODOS: Revista de História da Arte, v. 1, n. 2, p. 47-57, 2017.
KORROL, Virginia Sanchez. Latinos in the United States: the evolution of Latino-History. OAH, Magazine of History, 10 (2), p. 5-12, 1998.
PLANTE, Isabel. Amerique latine non-officiele ou Paris como o lugar para exibir contra-informacion. Revista contracorriente. Vol. 10, No. 2, Winter 2013, 58-84.
PLANTE, Isabel. Les Sud‐américains de Paris: Latin American Artists and Cultural Resistance in Robho Magazine. Third Text, v. 24, n. 4, p. 445-455, 2010.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; Profissão artista: pintoras e escultoras brasileiras entre 1884 e 1922. São Paulo: EDUSP, 2004.
TEPPER, Allie. Crossings: The Poetics of Public Inscription in the Work of Cecilia Vicuña and Lotty Rosenfeld. ASAP/Journal, v. 7, n. 2, p. 409-436, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Beatriz Mauá Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.