Impasses da internacionalização: artistas latino-americanas no circuito global.

Autores

  • Ana Beatriz Mauá Nunes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.230113

Palavras-chave:

Internacionalização artística, Mulheres artistas, Escritas de si

Resumo

Regina Vater, Marta Minujín e Lotty Rosenfeld são fundamentais para compreender a incursão de mulheres na esfera artística latino-americana do século XX. Entre as décadas de 1960 e 1980, elas vivenciaram um significativo processo de internacionalização, financiado por suas famílias ou por bolsas de instituições estrangeiras. Para as mulheres, a possibilidade de internacionalização foi crucial para seu reconhecimento artístico, pois permitiu contato com correntes estéticas de vanguarda, instituições prestigiadas e artistas proeminentes. Contudo, as interações entre latino-americanos, europeus e estadunidenses perpetuavam as relações de poder e hierarquias já presentes na esfera política e econômica. Este artigo busca refletir como Vater, Minujín e Rosenfeld problematizaram essas questões em seus espaços autobiográficos, posicionando-se de formas diversas em relação às suas origens latino-americanas e aos impactos de sua nacionalidade na inserção em um circuito artístico globalizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Mauá Nunes, Universidade de São Paulo

    Ana Beatriz Mauá Nunes é graduada e mestre em História pela USP e participa como integrante do GRUPEGH. Atualmente desenvolve pesquisa de doutoramento sobre as relações entre a produção de escritos autobiográficos de artistas latino-americanas entre as décadas de 1960 a 1980 e o seu reconhecimento profissional.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BARRIENTOS, Mónica. El guión como escritura comunitaria: Diamela Eltit y Lotty Rosenfeld. Altre Modernità, p. 90-103, 2021.

GIUNTA, Andrea Graciela. Vanguardia, internacionalismo y política: arte argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.

JAREMTCHUK, Dária. Arte, política e geopolítica nos anos 1960. MODOS: Revista de História da Arte, v. 1, n. 2, p. 47-57, 2017.

KORROL, Virginia Sanchez. Latinos in the United States: the evolution of Latino-History. OAH, Magazine of History, 10 (2), p. 5-12, 1998.

PLANTE, Isabel. Amerique latine non-officiele ou Paris como o lugar para exibir contra-informacion. Revista contracorriente. Vol. 10, No. 2, Winter 2013, 58-84.

PLANTE, Isabel. Les Sud‐américains de Paris: Latin American Artists and Cultural Resistance in Robho Magazine. Third Text, v. 24, n. 4, p. 445-455, 2010.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; Profissão artista: pintoras e escultoras brasileiras entre 1884 e 1922. São Paulo: EDUSP, 2004.

TEPPER, Allie. Crossings: The Poetics of Public Inscription in the Work of Cecilia Vicuña and Lotty Rosenfeld. ASAP/Journal, v. 7, n. 2, p. 409-436, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

Dossiê: Discursos - América Latina

Como Citar

Nunes, A. B. M. (2024). Impasses da internacionalização: artistas latino-americanas no circuito global. Revista Extraprensa, 17(2), 95-117. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.230113