Poder, cultura e hegemonia: elementos para uma discussão

Autores

  • Silas Nogueira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.74385

Palavras-chave:

Cultura, Hegemonia, Políticas públicas, Poder

Resumo

O presente texto foi elaborado como subsídio para discussões sobre políticas públicas relacionadas ao campo que se convencionou de cultura. Retoma aspectos de teorias que colaboraram para a ampliação do conceito, uma ampliação que ultrapassa tanto sentido mais comumente usado quanto aquele trabalhado nos limites da antropologia de caráter funcionalista e estruturalista. Nesse sentido, foi trabalhada uma concepção histórica que aproxima cultura do conceito de hegemonia que, inevitavelmente, dialoga com conceito de política. A trajetória escolhida incluiu a reflexão acerca da alienação, entendida como conjunto de perdas, e das possibilidades políticas de cultivo e resgate dos potenciais recalcados na vida em sociedade, nos confrontos existentes entre grupos, classes e povos assim como no embate diferentes culturas.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silas Nogueira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Mestre em Sociologia pela UNESP; doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; pesquisador e professor do CELACC (ECA/USP).

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Nogueira, S. (2010). Poder, cultura e hegemonia: elementos para uma discussão. Revista Extraprensa, 3(2), 1-10. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.74385