Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L: construção de um portal para a difusão da cultura latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77154Palavras-chave:
Biblioteca virtual, América Latina, Recursos informacionaisResumo
Segundo a UNESCO, bibliotecas virtuais e digitais são importantes instrumentos para o acesso universal a conhecimentos e informações constituídos em meios digitais e tradicionais, e mecanismos estratégicos para a promoção da educação, da paz e valores humanos, e para a democratização da informação e conexão de culturas em todas as fronteiras geográficas e sociais. Considerando esses aspectos e a missão da Fundação Memorial da América Latina que é a difusão cultural, política, econômica e social dos países latino-americanos, foi desenvolvido a partir de 2007 o projeto para a implementação da Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L, com o propósito de promover o acesso às informações e herança cultural da região, e ampliar a difusão do conhecimento disponível e gerado pela própria instituição. Lançada em 13 de fevereiro de 2009, com interfaces em português, espanhol e inglês, trata-se de um ferramental sem similaridade na região e contou com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, e a adoção de metodologia e tecnologia BVS da BIREME/OPAS/OMS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.