Jornal Pessoal: a agenda alternativa de Lúcio Flávio Pinto
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77170Palavras-chave:
Jornal Pessoal, Jornalismo alternativo, Imprensa amazônicaResumo
A reconstituição da trajetória do Jornal Pessoal é o objetivo central deste artigo. Considerado a mais importante e longeva experiência alternativa do jornalismo praticado na Amazônia brasileira, o periódico é conduzido solitariamente pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto há 23 anos. Criado em 1987, em Belém (PA), busca impor uma agenda de debates recusada pela grande imprensa paraense. Tem na ausência de publicidade uma de suas principais características. A linha editorial é inspirada no I.F Stone’s Weekly, um semanário produzido durante 19 anos nos EUA, pelo jornalista Isidore Stone. A história do Jornal Pessoal, que sobrevive a despeito de uma intensa campanha de processos na Justiça, seus campos de interesse, e suas preocupações quanto aos fundamentos e ao exercício da profissão são os eixos de investigação do estudo, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica, e entrevista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.