A formação do jornalista na abordagem dos fenômenos da diversidade e dos grupos minorizados: uma perspectiva didático-pedagógica da educomunicação e da etnomidialogia

Autores

  • Ricardo Alexino Ferreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77173

Palavras-chave:

Educomunicação, Etnomidialogia, Comunicação midiática, Jornalismo, Formação

Resumo

Esta pesquisa visa demonstrar a necessidade de formação do jornalista para lidar com os fenômenos da diversidade e dos grupos minorizados dentro das perspectivas da Educomunicação (que permite a formação do comunicador multimidiático e interdisciplinar) e da Etnomidialogia (campo teórico-metodológico que visa formação do comunicador para abordagens mais consistentes numa perspectiva de cidadania dos grupos minorizados).
Tem como objetivo também formação e capacitação de comunicadores, através dos projetos pedagógicos dos cursos de Comunicação, para a construção do conhecimento multidisciplinar visando promoção da diversidade e da cidadania minimizando, assim, as possibilidades de reforçar estereótipos ou de manutenção do status quo ou da exclusão.

Esta pesquisa é resultado dos trabalhos do autor no campo da midialogia científica e da etnomidialogia, envolvendo representações sociais, culturais, ideologia e comunicação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Alexino Ferreira, Universidade de São Paulo

Ricardo Alexino Ferreira é professor efetivo e em dedicação exclusiva da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2001), onde também fez o mestrado em Ciências da Comunicação (1993). É graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo). De 1995 a julho de 2009, foi professor efetivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), transferiu-se depois para a USP através de concurso público. Atua, como professor permanente (interinstitucional), seguindo as normas do regime de dedicação exclusiva (RDIDP) da USP, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp lecionando a disciplina Midialogia Científica e Especializada . De dezembro de 2005 a 2008 foi diretor da Rádio Universitária Unesp (Rádio Unesp-FM), onde enfatizou a divulgação científica e a democratização do conhecimento científico através do Rádio. Realizou estágio/atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores . É líder do Grupo de Pesquisa Midialogia Científica e Especializada (certificado pela Unesp e cadastrado no CNPq).

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Ferreira, R. A. (2010). A formação do jornalista na abordagem dos fenômenos da diversidade e dos grupos minorizados: uma perspectiva didático-pedagógica da educomunicação e da etnomidialogia. Revista Extraprensa, 3(3), 321-344. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77173