Encontros de Companhias de Reis como resistência cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77201Palavras-chave:
Cultura caipira, Folia de Reis, Encontros de Companhias de ReisResumo
Com a entrada das bandeiras pelo interior paulista, colonos, imigrantes de origem portuguesa, adentraram as matas seguindo o caminho aberto pelos Bandeirantes, chegando à região noroeste paulista, trazendo a devoção cristã aos Reis Magos, manifestada através das Folias de Reis. Como comprova BRANDÃO (1983). Com o processo de transformação econômica, os hábitos culturais caipiras sofreram transformações e as manifestações das folias de reis começaram a desaparecer na região noroeste paulista, com raros focos de resistência, hoje denominadas Companhias de Reis. Em pesquisas de campo, objetivando a cultura caipira, entrevistei mestres de companhias em três encontros de companhias de reis e pude ser testemunha de resistência cultura.
Os encontros de companhias de reis são focos de resistência, onde companhias isoladas em diversos municípios da região se encontram para o fortalecimento da fé cristã em Santos Reis, reavivando em vários destes municípios as festas de Santos Reis e saídas de bandeiras, que até então estavam se tornando extintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.