Encontros de Companhias de Reis como resistência cultural

Autores

  • Weber Reis

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77201

Palavras-chave:

Cultura caipira, Folia de Reis, Encontros de Companhias de Reis

Resumo

Com a entrada das bandeiras pelo interior paulista, colonos, imigrantes de origem portuguesa, adentraram as matas seguindo o caminho aberto pelos Bandeirantes, chegando à região noroeste paulista, trazendo a devoção cristã aos Reis Magos, manifestada através das Folias de Reis. Como comprova BRANDÃO (1983). Com o processo de transformação econômica, os hábitos culturais caipiras sofreram transformações e as manifestações das folias de reis começaram a desaparecer na região noroeste paulista, com raros focos de resistência, hoje denominadas Companhias de Reis. Em pesquisas de campo, objetivando a cultura caipira, entrevistei mestres de companhias em três encontros de companhias de reis e pude ser testemunha de resistência cultura.
Os encontros de companhias de reis são focos de resistência, onde companhias isoladas em diversos municípios da região se encontram para o fortalecimento da fé cristã em Santos Reis, reavivando em vários destes municípios as festas de Santos Reis e saídas de bandeiras, que até então estavam se tornando extintas.
 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Weber Reis
    Como ator e diretor desenvolveu vários trabalhos embasados na cultura caipira.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Reis, W. (2010). Encontros de Companhias de Reis como resistência cultural. Revista Extraprensa, 3(3), 659-669. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77201