Pelos olhos dos outros: Lula vs Chávez – as lideranças latino-americanas: um estudo comparativo The Economist e L’express

Autores

  • Fernanda Francisca de Lima

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77210

Palavras-chave:

Política, Economia, América Latina, Lula, Chávez

Resumo

O presente artigo analisa a emergência de uma nova retórica ante o crescimento da participação política latino-americana, resultante dos processos de globalização e integração num período de crise econômica.
A partir da abordagem política e econômica latino-americana dada na cobertura dos órgãos de comunicação estrangeiros (site e revista britânica The Economist e site e revista francesa L’Express), procurei analisar o recorte que evidencia os aspectos de como se dá à construção da imagem dos dois principais líderes políticos latino-americanos, com vistas em verificar a possibilidade da uma construção dicotômica da imagem do vilão e do mocinho.

A abordagem da relação amistosa de lideranças contextualizadas como opostas pelos media, pretende revelar estratégias narrativas que tem como centro legitimar e condenar determinadas posturas políticas e que em conseqüência se tornam um índice significativo da imagem dos países das respectivas lideranças frente à comunidade internacional.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Francisca de Lima
    Pesquisadora do Grupo em Mídia

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

Lima, F. F. de. (2010). Pelos olhos dos outros: Lula vs Chávez – as lideranças latino-americanas: um estudo comparativo The Economist e L’express. Revista Extraprensa, 3(3), 772-787. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77210