Patrimônio Imaterial: a lógica do mercado globalizado e as festas populares na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77224Palavras-chave:
Patrimônio imaterial, Festas populares, Produtos culturais, América LatinaResumo
Desde a Segunda Guerra Mundial nota-se uma ampliação do movimento internacional de salvaguarda do patrimônio material e, mais recentemente, do imaterial, no qual estão inseridas as festas populares, assim consideradas em alguns países da América Latina, sobretudo nos países integrantes do Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina – CRESPIAL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru).
O presente trabalho analisa algumas das festas centenárias que ajudaram a construir a memória e a identidade do povo latino-americano buscando compreender sua permanência e adaptação frente à lógica do mercado globalizado, sua transformação em meros produtos culturais, por um lado e, por outro, a manutenção da tradição com o caráter identitário, sem deturpação ou destruição de sua essência.
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