Reflexões sobre o jornalismo na sociedade contemporânea: a comunicação alternativa como instrumento emancipatório

Autores

  • Alessandra Possebon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77233

Palavras-chave:

Jornalismo, Modernidade, Jornalismo alternativo

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o complexo quadro do jornalismo na atualidade, revisando a sua configuração como atividade profissional e produto imprescindível da modernidade. Compreende-se o jornalismo como a representação da realidade envolta nas relações de poder, atuando muitas vezes como um dos principais mantenedores do pensamento hegemônico. Em contraposição a este quadro marcado por oligopólios comunicacionais, grupos organizados da sociedade civil expressam suas visões de mundo através de meios alternativos de comunicação, tais meios apesar de não possuírem a repercussão e o alcance da grande mídia compreendem a comunicação como instrumento emancipatório e enriquecem a esfera pública.


 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Possebon, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru), aluna do curso de Pós Graduação em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC- Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (ECA/USP), professora da Fundação de Ensino de Passos (FESP/UEMG)

Downloads

Publicado

2011-05-02

Como Citar

Possebon, A. (2011). Reflexões sobre o jornalismo na sociedade contemporânea: a comunicação alternativa como instrumento emancipatório. Revista Extraprensa, 4(1), 29-36. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77233