Do Folk Media ao Social Media – diálogos entre Cultura Popular e Cibercultura na sociedade em rede

Autores

  • Daira Renata Martins Botelho Universidade de São Paulo
  • Silvia Regina Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho'

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77241

Palavras-chave:

Folkcomunicação, Cultura popular, Cibercultura, Mídias sociais

Resumo

A discussão sobre a sociedade em rede proposta por Castells trouxe ao mundo acadêmico uma necessidade de repensar paradigmas comunicacionais da contemporaneidade. Da mesma forma, ressaltou novos caminhos para compreender as motivações dos atores sociais na dinâmica das mudanças, marcadas pela emergência de uma autonomia comunicativa resistente à predominância dos Mass Media. No entanto, independentemente das mediações tecnológicas incorporadas pela sociedade, tais motivações já chamavam a atenção de pesquisadores de diversas áreas, inclusive da comunicação, impulsionados pela tentativa de compreender as interações sociais e culturais legitimadas à margem da indústria midiática. Um desses pesquisadores foi Luiz Beltrão – criador da teoria de Folkcomunicação – que buscou entender como se dava a comunicação através das camadas populares, a forma como recebiam e compartilhavam informações, formando, assim, uma rede folk de comunicação. Outros autores pensaram no global como forma de entender o todo e o particular, a exemplo de Marshall McLuhan, cujas teorias também orientaram Beltrão na formulação de seu próprio pensamento comunicacional. O objetivo deste artigo é relacionar as teorias da Folkcomunicação e da Sociedade em Rede, a fim de encontrar os pontos de convergência e de complementaridade entre cultura popular e cibercultura, buscando um diálogo entre a comunicação da cultura popular e a comunicação existente nas redes sociais no contexto de convergência midiática.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daira Renata Martins Botelho, Universidade de São Paulo
    Jornalista. Mestranda no curso de Pós Graduação em Comunicação Midiática na Universidade Estadual Paulista - bolsista Capes. Aluna do curso de Pós Graduação em Mídia, Informação e Cultura no Celacc - Usp. Pesquisadora das áreas de comunicação, mídia e cultura.
  • Silvia Regina Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho'
    Jornalista, formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP de Bauru – São Paulo. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação Midiática na mesma Instituição, atuando na linha de processos midiáticos e práticas socioculturais. Pesquisadora na área de cibercultura, ciberjornalismo, mídias sociais e cibercidadania. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2011-11-16

Como Citar

Martins Botelho, D. R., & Ferreira, S. R. (2011). Do Folk Media ao Social Media – diálogos entre Cultura Popular e Cibercultura na sociedade em rede. Revista Extraprensa, 5(1), 21-30. https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77241