As marcas identitárias de um jornal de rádio
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77243Palavras-chave:
Mídia, Rádio, Radiojornalismo, Discurso, IdeologiaResumo
Como atividade de comunicação, o jornalismo não é apenas um mero transmissor de notícias. Por trás do, e em meio ao, discurso de objetividade e imparcialidade adotado pelos veículos jornalísticos, está presente, desde o momento da seleção da notícia até a edição final do jornal, uma carga de opinião e subjetividade que refletem a ideologia dos responsáveis pelo veículo. Por meio da análise de um jornal diário de rádio, este artigo busca compreender como ocorre o discurso jornalístico no meio radiofônico, que marcas revelam a identidade do programa analisado e que vozes e ideologia emergem do discurso ou discursos adotados pelo jornal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.