As marcas identitárias de um jornal de rádio

Autores

  • Beatriz Trezzi Vieira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77243

Palavras-chave:

Mídia, Rádio, Radiojornalismo, Discurso, Ideologia

Resumo

Como atividade de comunicação, o jornalismo não é apenas um mero transmissor de notícias. Por trás do, e em meio ao, discurso de objetividade e imparcialidade adotado pelos veículos jornalísticos, está presente, desde o momento da seleção da notícia até a edição final do jornal, uma carga de opinião e subjetividade que refletem a ideologia dos responsáveis pelo veículo. Por meio da análise de um jornal diário de rádio, este artigo busca compreender como ocorre o discurso jornalístico no meio radiofônico, que marcas revelam a identidade do programa analisado e que vozes e ideologia emergem do discurso ou discursos adotados pelo jornal.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Beatriz Trezzi Vieira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mestranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM -ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero, com  especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP.

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Publicado

2011-12-19

Como Citar

As marcas identitárias de um jornal de rádio. (2011). Revista Extraprensa, 5(1), 43-54. https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77243