“As proezas de João Grilo”: imaginários da cultura nordestina impressos em poesia de cordel

Autores

  • Gislene Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.85159

Resumo

Os folhetos de cordel são manifestações culturais comuns no Nordeste brasileiro e se configuram, normalmente, como uma mescla de elementos imaginários e relatos sobre a realidade vivida pelos poetas. Desta forma, os folhetos são crônicas poéticas que registram o cotidiano através de diversas subjetividades, que são formadas na cultura. A fantasia e a imaginação são fundamentais para o processo criativo e ambas estão inseridas em um âmbito cultural. Assim, João Grilo, personagem do folheto de João Ferreira de Lima, é uma representação do Nordeste que utiliza o imaginário para relatar fatos da realidade. Analisamos aqui o folheto “As proezas de João Grilo”, buscando identificar os traços distintivos que nos permitem reconhecer a cultura do Nordeste, através dos conceitos de semiótica da cultura para Bystrina (1999) e Wulf (2000), que refletem sobre processos criativos, fantasia e imaginário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Carvalho
    Professora de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

“As proezas de João Grilo”: imaginários da cultura nordestina impressos em poesia de cordel. (2015). Revista Extraprensa, 8(2), 5-11. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.85159