Entre páginas policiais e galerias de arte: a poética do olhar de Alberto Bitar em “corte Seco”

Autores

  • Ivânia dos Santos Neves
  • Ana Penaforte Shirley Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85174

Resumo

O tema central da série fotográfica “Corte Seco”, de Alberto Bitar, é a violência urbana na cidade de Belém. Diferente do que acontece nos cadernos de polícia, de forma poética, ele retrata cenas de pessoas que foram assassinadas e estão à espera de remoção. Neste artigo, tomando como referência o paradigma indiciário, procuramos mostrar como os detalhes registrados por Bitar revelam aspectos da história do presente e das práticas culturais em que estas pessoas estão envolvidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivânia dos Santos Neves

    Doutorado em Linguística, Análise do Discurso- Unicamp. Mestrado em Antropologia e Licenciatura em Letras pela UFPA. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas Tupi e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. É professora do Instituto de Letras e Comunicação e docante permanente do Programa de Pós-Graduação, Comunicação e Cultura da PPGCOM da Universidade Federal do Pará.

  • Ana Penaforte Shirley Cardoso

    Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura e Graduação em ciências econômicas- UNAMA. Pesquisa Fotografia, Amazônia e sociedades indígenas. É professora das Faculdades Integradas Ipiranga; Faculdade Pan Amazônica- FAPAN e Faculdade paraense de ensino- FAPEN.

     

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Neves, I. dos S., & Cardoso, A. P. S. (2015). Entre páginas policiais e galerias de arte: a poética do olhar de Alberto Bitar em “corte Seco”. Revista Extraprensa, 8(1), 29-36. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85174