Cultura do consumo e materialismo na Baixa Renda de São Paulo - Capital

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Celso Figueiredo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jorgina Francisca Santos Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77262

Palavras-chave:

Cultura do consumo, Materialismo, Consumidor da baixa renda.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar atitudes com relação a materialismo entre consumidores da baixa renda residentes em São Paulo, Capital na ótica da cultura de consumo. Após breve revisão da literatura, apresentam-se resultados de pesquisa empírica realizada junto à amostra de 420 indivíduos selecionados por conveniência em pontos de fluxo na cidade de São Paulo. O constructo materialismo foi analisado de acordo com três componentes: centralidade, sucesso e felicidade. Os resultados apontam correlação para influencia de dimensões culturais, entre as quais atividades de lazer e variáveis comportamentais.


 

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Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Bacha, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Pós doutorado em Comunicação e Semiótica,  docente e pesquisadora do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Celso Figueiredo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, responsável pela especialização em Marketing e Comunicação Integrada, editor do periódico INOVCOM,
  • Jorgina Francisca Santos, Universidade Paulista
    mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC SP, docente pós lato sensu da Universidade Paulista

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Publicado

2013-01-15

Como Citar

Bacha, M. de L., Figueiredo, C., & Santos, J. F. (2013). Cultura do consumo e materialismo na Baixa Renda de São Paulo - Capital. Revista Extraprensa, 6(1), 31-37. https://doi.org/10.11606/extraprensa2012.77262