Imprensa universitária no Brasil: a trajetória da Agência Universitária de Notícias (AUN) durante a ditadura militar e no novo período democrático

Autores

  • André Chaves de Melo Silva Universidade de São Paulo
  • Leandra Rajczuk Martins
  • José Luiz Proença Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85826

Palavras-chave:

jornalismo, Agência Universitária de Notícias (AUN), democracia

Resumo

Este artigo  centra seu foco na trajetória histórica da Agência Universitária de Notícias (AUN). Pioneira no Brasil, esta mídia, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), passou pelo período em que enfrentou interrupções em sua periodicidade – incluindo entre as causas pressões exercidas sobre sua atuação por agentes do Regime Militar Brasileiro (1964-1985) – e, depois, entrou, paulatinamente, em uma fase de estabilidade, vivida graças à redemocratização do País, passando do impresso para o digital e, recentemente, inaugurando seu novo site informativo (www.usp.br/aun)

Palavras-chave: jornalismo; Agência Universitária de Notícias (AUN); democracia

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Chaves de Melo Silva, Universidade de São Paulo
    Jornalista, historiador, mestre e doutor em Educação, é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
  • Leandra Rajczuk Martins
    Jornalista, historiadora, mestre em Ciências da Comunicação, doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da USP (FE), é editora da Agência Universitária de Notícias (AUN) e assessora de comunicação do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
  • José Luiz Proença, Universidade de São Paulo
    Jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Silva, A. C. de M., Martins, L. R., & Proença, J. L. (2015). Imprensa universitária no Brasil: a trajetória da Agência Universitária de Notícias (AUN) durante a ditadura militar e no novo período democrático. Revista Extraprensa, 8(1), 142-150. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85826