Mídia e discurso – Reinventando a cidade

Autores

  • Conceição Belfort Carvalho
  • Ilza Galvão Cutrim

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85181

Resumo

Este artigo põe em relevo o papel do discurso midiático na produção de identidades, desejos e subjetividades. Nosso foco de discussão consiste em verificar como a cidade de São Luís é promovida pelo discurso como lugar da festa do bumba-meu-boi, identidade que tenta agregar a esse espaço todos os gostos, tempos, crenças, comportamentos, tornando-o aberto a diferentes possibilidades, assemelhando-o a uma heterotopia. Para alcançarmos nosso objetivo, analisamos enunciados do jornal O Estado do Maranhão (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Belfort Carvalho

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara). Professora do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (Nível Mestrado). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nas áreas: Gestão do turismo, Patrimônio cultural e Pesquisa em Turismo. Bolsista de Extensão no País B-CNPq.

 

Ilza Galvão Cutrim

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Araraquara). Professora Associada do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD. É coordenadora do projeto de extensão Entretextos. Desenvolve pesquisas sobre te mas relacionados à cultura, discurso, memória e produção de identidades.

 

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Carvalho, C. B., & Cutrim, I. G. (2015). Mídia e discurso – Reinventando a cidade. Revista Extraprensa, 8(1), 67-73. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85181