Reflexões sobre a construção da imagem da cidade de São Paulo: a instalação “Giganto” em foco

Autores

  • Maria Ogécia Drigo
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.85196

Resumo

Considerando-se o contexto urbano como um sistema concreto de signos e tomando-se como objeto de estudo as fotografias gigantes de rostos de moradores das cercanias do Elevado Costa e Silva, expostas nos pilares deste elevado conhecido como “Minhocão”, objetiva-se explicitar fragmentos da imagem da cidade de São Paulo, construída pelos seus usuários. Para tanto, apresentam-se aspectos do processo de construção da imagem da cidade e elaboram-se conjeturas sobre representações de São Paulo a partir de análise de cinco fotos selecionadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ogécia Drigo
    Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel (Alemanha); pós-doutorado pela ECA/ USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), vinculada à Linha de Pesquisa "Análise de Processos e Produtos Midiáticos" e líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM). Desenvolveu, em 2008, pesquisa sobre publicidade de rua; em 2009-2011, sobre imagem; em 2013-2014, pesquisas sobre publicidade e consumo e sobre a temática da alteridade, sempre com apoio da FAPESP. Publicou “Comunicação e cognição: semiose na mente humana”; “Publi-cidade no contexto intercultural antes e depois da lei Cidade Limpa” e “Aulas de semiótica peirceana”.
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
    Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel, Kassel, Alemanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), vinculada à Linha de Pesquisa "Análise de Processos e Produtos Midiáticos" e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM). Desenvolveu pesquisa sobre palavra e imagem; sobre publicidade de rua; sobre a temática da alteridade nas imagens em livros didáticos, sempre com apoio da FAPESP. Publicou “A trama do texto e da imagem: um jogo de espelhos”; “Publi-cidade no contexto intercultural antes e depois da lei Cidade Limpa” e “Aulas de semiótica peirceana” (Annablume).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Drigo, M. O., & Souza, L. C. P. de. (2015). Reflexões sobre a construção da imagem da cidade de São Paulo: a instalação “Giganto” em foco. Revista Extraprensa, 8(2), 26-35. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.85196