Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?

Autores

  • Eduardo Andres Vizer Universidade de Buenos Aires
  • Helenice Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107603

Palavras-chave:

comunicação, cultura, economía da Informaçao

Resumo

Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos extremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mercantilização (comoditização) do processo de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Andres Vizer, Universidade de Buenos Aires

Professor Emerito da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Sociologo ligado ao Instituto Gino Germani, AR.

Helenice Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicaçao    UFRGS

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Vizer, E. A., & Carvalho, H. (2015). Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?. Revista Extraprensa, 9(1), 102-113. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107603