Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro.

Autores

  • Guilherme Maia Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Comunicação / Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
  • Sandra Straccialano Coelho Universidade Federal da Bahia e Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106938

Palavras-chave:

Cinema Musical Latino-americano, Cinema Brasileiro, Jovem Guarda, Rock.

Resumo

Ação de uma investigação que visa a um mapeamento crítico de filmes musicais latino-americanos que deixaram marcas importantes na História do Cinema da América Latina, este dedica-se a falar brevemente sobre a chegada do rock’n roll ao cinema lusófono e hispanohablante das Américas e a refletir sobre dois momentos nos quais o rock e outros gêneros abrigados sob o manto da então chamada “música jovem” dominaram trilhas sonoras de musicais brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Maia, Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Comunicação / Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
    Mestre em Musicologia, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, é professor da Faculdade de Comunicação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura contemporâneas (Póscom) da Universidade Federal da Bahia e líder do Laboratório de Análise Fílmica do Póscom.
  • Sandra Straccialano Coelho, Universidade Federal da Bahia e Universidade Aberta de Lisboa
    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Laboratório de Análise Fílmica e investigadora associada ao Centro de Estudos das migrações e das relações interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAB), onde realizou pesquisa de pós-doutorado sobre cinema documentário autobiográfico e migrações. Possui bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Multimeios pela mesma universidade.Tem experiência na área de Cinema e Literatura, com ênfase em Cinema documentário, narrativas autobiográficas, interface entre Cinema e migrações, Autoria e Análise fílmica.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Maia, G., & Coelho, S. S. (2016). Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro. Revista Extraprensa, 9(1), 124-138. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106938