Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Normas de publicação

1. A revista Extraprensa aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo definido por prazo de publicação, conforme cada chamada de artigo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. Artigos não originais, isto é, já publicados, só serão aceitos em caso de edição esgotada ou de tradução para uma língua diferente da original. Trabalhos publicados em eventos devem ter variações no texto a fim de evitar a ocorrência de repetição de texto em plataformas diferentes. Serão avaliados trabalhos assinados por alunos de mestrado (mestres, alunos de doutorado e doutores), em autoria única ou em coautoria com mestrandos.

2. CRITÉRIOS PARA A PUBLICAÇÃO
a) Todos os trabalhos recebidos passam por análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.
b) Como regra geral, após publicar texto em Extraprensa, o autor deverá observar um período de dois anos antes de nova submissão. Casos excepcionais (resenhas ou réplicas, por exemplo) serão analisados pelo Comitê Editorial da revista.
c) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.
d) A submissão de originais implica a aceitação de que, em caso de publicação, o autor ceda seus direitos autorais à revista (em todos os suportes).
e) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

3. ARTIGOS
a) Deverão ser digitados em formato WORD, com página no formato A4, em fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhamento de 1,5, sem justificativa no final. Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as normas da ABNT NBR 6029 (norma técnica para apresentação de livros).
b) Deverão ter extensão de 15 a 25 páginas, para ensaios e artigos crítico-analíticos.
c) Deverão apresentar título, respeitando o limite de 74 caracteres com espaço para cada um deles.
d) Todos os artigos submetidos deverão ser finalizados com uma biografia acadêmica do autor em três linhas, digitadas em corpo 10.

4. RESUMOS

a) Deverão ter de 5 a 10 linhas com, no máximo, 1000 caracteres (incluindo espaços) e de 3 a 5 palavras-chave, digitadas em corpo 10. Traduzir o resumo em língua espanhola (castellana) e inglesa: o abstract e o resumen devem respeitar o limite máximo de 1000 caracteres com espaços de 3 a 5 palabras clave e keywords. É obrigatório o envio do resumo traduzido em espanhol (resumen) e em inglês (abstract).

5. RESENHAS

a) Devem ter título próprio, (em português e em inglês, respeitando o limite de 42 caracteres com espaço para cada um deles), distinto do título do trabalho resenhado, seguido pelo resumo com palavras-chave, abstract e keywords. O título deve contemplar as referências completas do trabalho que está sendo resenhado. A resenha deve terextensão de 3 a 5 páginas.

6. ILUSTRAÇÕES E IMAGENS

a) A reprodução de ilustrações é de inteira responsabilidade do autor. As imagens deverão ser gravadas no formato TIF ou EPS, com no mínimo 300 DPI. Para que vídeos sejam inseridos na edição digital, estes devem estar em plataforma na internet.

7. SUBMISSÃO

a) Os artigos devem ser submetidos apenas por este sítio

 

Sobre a atribuição de endereço DOI: a Extraprensa fornece o endereçamento único de arquivos pelo protocolo DOI, que certifica a publicação em mídia online. Somente as publicações posteriores a 2010 possuirão estes recursos. Os respectivos endereços DOI estarão disponíveis somente depois do lançamento da edição atual. Este tempo de espera decorre dos trâmites de registro das publicações no servidor DOI internacional, a partir da disponiblização das edições.