Representation of religion in the print media of Great Britain and Jamaica and cultural barriers to communication: a comparative study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152527

Palavras-chave:

Ciudadanía Comunicativa, Competencia Sociocultural, Educación Multicultural, Comunicación Religiosa, Barreras Culturales a la Comunicación

Resumo

O presente trabalho reúne uma investigação sobre a representação nos meios de comunicação de massa de seis religiões e grupos seculares em quatro jornais do Reino Unido e Jamaica realizados em 2013. Através da análise de conteúdo, os autores tentam determinar, entre outras coisas, o que era o elemento mais importante nas notícias sobre a religião, se as fontes usadas ou o discurso ou tema principal de cada uma dessas religiões. Conclui-se que não parece haver grandes diferenças na representação da religião por meio desses sistemas de mídia e países com culturas e contextos sociopolíticos semelhantes. O islamismo e o cristianismo receberam a representação mais “negativa”, mas também um enquadramento “positivo” para o cristianismo, enquanto algumas religiões não são representadas de forma alguma. Este artigo também analisa as possíveis barreiras culturais à comunicação que podem estar presentes nas informações sobre religiões.

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Biografia do Autor

  • Alton Grizzle, United Nations for Education, Science and Culture (UNESCO)

    Alton Grizzle é especialista em programas no Setor de Alfabetização da Informação na Mídia (AMI) no Setor de Comunicação e Informação das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Ele conceituou e liderou muitas iniciativas internacionais ligadas à MIL e publicou nesta área. Este artigo não reflete necessariamente as opiniões da UNESCO.

  • Felipe Chibás Ortiz, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Professor associado da Universidade de São Paulo (2015). Pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutorado em Estudos da Comunicação, Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do grupo de estudo Toth-Criarcom (Criatividade, Inovação, Comunicação e Marketing) e Representante para a América Latina na Aliança Global para Parcerias em Alfabetização em Mídia e Informação (GAPMIL) da UNESCO.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Grizzle, A., & Ortiz, F. C. (2019). Representation of religion in the print media of Great Britain and Jamaica and cultural barriers to communication: a comparative study. Revista Extraprensa, 13(1), 96-113. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152527