As obras do artista Hélio Oiticica no espelho da fenomenologia da percepção

Autores

  • Maria Lúcia Wochler Pelaes Universidade de São Paulo
  • Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.155842

Palavras-chave:

Hélio Oiticica, Fenomenologia da Percepção, Merleau-Ponty, Instituto Inhotim, Arte-Educação

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo fundado na investigação dos processos de leitura e da fruição estética das obras do artista Hélio Oiticica (1937-1980), expostas no Instituto Inhotim, a partir da perspectiva da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, afirmando que podem ser complementares, permitindo a construção de um diálogo entre a produção do artista Oiticica e a Fenomenologia da Percepção, na perspectiva desse filósofo. Questões como o sujeito fenomenal, a filosofia, a relação corpo-espaço- -tempo, a estesia do corpo, entre outros estudos, podem produzir investigações quanto à arte e sua capacidade de produzir uma diferenciação estética no interior do mundo indiviso, permitindo revelar intersecções de sentido entre a percepção e a fruição na arte, a partir das obras de Oiticica e como se inserem no cenário museológico do Instituto Inhotim, museu que apresenta grande potencial nesse sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Wochler Pelaes, Universidade de São Paulo

    Pós-Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Docente e Coordenadora na Educação Básica e nos cursos de graduação e pós-graduação.

  • Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini, Universidade de São Paulo

    Livre Docente da Universidade de São Paulo-USP. Graduada em Pedagogia pela USP (1964), mestre em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1976) e doutora em Psicologia (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (1982). Livre docente em Educação Especial na USP (1990), é professora associada desde 1983. Foi sócia fundadora do Laboratório Interunidades de Estudos sobre as Deficiências (Lide), localizado na Faculdade de Psicologia da USP.

Referências

ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. 2. ed. Tradução: Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1994.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 2005.

ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

CAPALBO, Creusa. A subjetividade e a experiência do outro: Maurice Merleau-Ponty e Edmund Husserl. Revista da Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 25-50, 2007.

CARDIM, Leandro Neves. A razão entre o empirismo e o intelectualismo. Filosofia Ciência e Vida, São Paulo, v. 5, n. 17, p. 56-62, 2007.

CARDOSO, Ivan. A arte penetrável de Hélio Oiticica. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 1985, 19 jun. 1997. p. 48.

CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Educ, 2011. (Série Trilhas).

COLI, Jorge. O que é arte? 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CRISPOLTI, Enrico. Como estudar arte contemporânea. Lisboa: Estampa, 2004.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2000. (Texto & Arte, v. 6).

GULLAR, Ferreira. Teoria do não-objeto. In: Exposição Neoconcreta, 2., 1960, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Palácio da Cultura, 1960. Disponível em: http://bit.ly/2OtgfIw. Acesso em: 11 set. 2018.

HIPÓLITO, Rodrigo. A presença do vazio nas proposições de Hélio Oiticica. In: Colartes, 3., 2012. Anais […]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. Disponível em: http://bit.ly/2SUIE8L. Acesso em: 8 set. 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

MARIUZZO, Patrícia. Instituto Inhotim: importante acervo da arte contemporânea em Brumadinho. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 61, n. 2, p. 60-61, 2009. Disponível em: http://bit.ly/2GyHBGv. Acesso em:12 ago. 2018.

MASINI, Elcie F. Salzano. Impasses sobre o conhecer e o ver. In: MASINI, Elcie F. Salzano (org.). O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília, DF: Corde, 1994.

MASINI, Elcie F. Salzano. A experiência perceptiva é o solo do conhecimento de pessoas com e sem deficiências sensoriais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 1, p. 39-43, 2003. Disponível em: http://bit.ly/2Mo3Hzr. Acesso em: 27 mar. 2018.

MASINI, Elcie F. Salzano. Experiências do perceber. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2007.

MASINI, Elcie F. Salzano. Perceber: raiz do conhecimento. São Paulo: Vetor, 2012.

MARTINS, Vera. Oiticica: a transformação dialética da pintura. Jornal Brasil, Rio de Janeiro, 21 maio 1961. Suplemento Dominical.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible: suivi de notes de travail. Paris: Gallimard, 1964.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Merleau-Ponty: o filósofo, o corpo e o mundo de toda a gente! Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

NOVA objetividade brasileira. In: ENCICLOPEDIA Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, c2019. Disponível em: http://bit.ly/2ZovYti. Acesso em: 10 jun. 2019.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

OITICICA FILHO, César. Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. (Série Encontros).

PELAES, Maria Lúcia Wochler. A correlação entre a arte contemporânea e o meio ambiente no Instituto Inhotim. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

SPERLING, David. Corpo + arte = arquitetura: proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In: BRAGA, Paula (org.). Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 117-135.

STORI, Norberto; PELAES, Maria Lúcia Wochler. Diálogos sobre a obra do artista brasileiro Hélio Oiticica no Instituto Inhotim. Revista Gama, Estudos Artísticos, Lisboa, v. 5, n. 10, e-ISSN 2182-8725, 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

As obras do artista Hélio Oiticica no espelho da fenomenologia da percepção. (2019). Revista Extraprensa, 12(2), 258-277. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.155842