O gestar e o parir em Trailer de Nicola Constantino

Autores

  • Carmen Rocher Universidade Nacional de Arte

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157643

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Gravidez, Gestação, Parto, Feminismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a representação da gravidez e parto na obra Trailer, de Nicola Costantino. A hipótese inicial é que, desde o advento do feminismo, representações da maternidade questionadoras do patriarcado foram introduzidas na arte contemporânea. No caso particular da gravidez e do parto, desde os tempos modernos, eles foram apropriados pela ordem masculina. O discurso medicinal e o disciplinamento do corpo feminino tiraram das mulheres o domínio sobre nossas próprias gestações, censurando experiências e práticas transmitidas ancestralmente entre as mulheres. Diante desse cenário, nosso trabalho procura observar como a arte contemporânea continua promovendo o domínio dessa ordem patriarcal ou questionando-a, produzindo novas possibilidades para conceber a gravidez e o parto promovendo a transformação social que isso implica.

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Biografia do Autor

  • Carmen Rocher, Universidade Nacional de Arte

    Magíster en Lenguajes Artísticos Combinados por la Universidad Nacional de las Artes (UNA). Artista contemporánea. Profesora en el Departamento de Artes Visuales (UNA) y en la Maestría en Lenguajes Artísticos Combinados (UNA).

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

Rocher, C. (2019). O gestar e o parir em Trailer de Nicola Constantino. Revista Extraprensa, 12(2), 85-93. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157643