O Cortejo das rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água

Autores

  • Selma Pereira Instituto Polítécnico de Castelo Branco
  • Pilar Pérez Universidade Autônoma de Madrid
  • Adérito Fernandes-Marcos Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176388

Palavras-chave:

Performance, Ritual, Arquétipos, Transdisciplinaridade, Pós-digital

Resumo

O Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.

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Biografia do Autor

  • Selma Pereira, Instituto Polítécnico de Castelo Branco

    Professora Adjunta Convidada na ESART – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal; Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC); Lisboa, Portugal.

  • Pilar Pérez, Universidade Autônoma de Madrid

    Professora Titular na Universidade Autônoma de Madrid, Departamento de Educação Artística, Madrid, Espanha – Grupo de Investigação Mudança Educativa para a Justiça Social (GICE).

  • Adérito Fernandes-Marcos, Universidade Aberta de Portugal

    Professor Catedrático na Universidade Aberta de Portugal. Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC); Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC); Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D); Presidente da Artech-International, Lisboa, Portugal. Professor Honoris Causa no O Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Pereira, S., Pérez, P., & Fernandes-Marcos, A. (2020). O Cortejo das rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água. Revista Extraprensa, 14(1), 170-191. https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176388