Cinema, educação e Paulo Freire: o estado do conhecimento das teses e dissertações de 2016 a 2021

Autores

  • Ana Luiza Ruschel Nunes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adriana Rodrigues Suarez Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Daniele Rosa Ferreira Governo do Estado do Paraná
  • Danielli Taques Colman Goverdo do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.192467

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cinema novo, Cinema e educação

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o cinema e a educação como práticas sociais, na perspectiva crítica e contemporânea, a partir do inventário descritivo analítico de teses e dissertações sobre cinema que utilizem como aporte o referencial de Paulo Freire, coletadas no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, entre janeiro de 2016 e outubro de 2021. O referencial teórico desta pesquisa apoia-se em Freire e na tessitura do cinema e educação, a partir de abordagens de Duarte, Almeida, Prudente, Bergala e outros. Como resultados, entende-se que o cinema, enquanto revolução na contemporaneidade, pode favorecer questões emergentes da sociedade, como as delineadas pelo Cinema Novo. Portanto, compreende-se que o cinema é uma mídia revolucionária e transformadora que apresenta lacunas passíveis de estudos.

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Biografia do Autor

  • Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Graduação: Educação Artística (1976) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP (1997). Pós-Doutorado  Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais-PPGAV/CEART, da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC (2016-2017l). Professora da Graduação em Educação Artística; Desenho e Plástica e Artes Visuais - CAL/UFSM (1990-2004), no Curso de Pedagogia e no Curso de Educação Especial - CE (1987-2004) e do Pós - Graduação em Educação da UFSM/Santa Maria/RS (1998-2008). Vice-Diretora do Centro de Educação (1988-2006). Atualmente,professora doutora associado e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Artes Visuais, UEPG. Chefe do Departamento de Artes/UEPG/PR (2009-2011). É membro da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Vice-Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2013 -2014), Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB (Gestão 2015-2016); Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA);Coordenadora do Projeto PIBID, Edital 02/2009 e do projeto PIBID 061 (2013) da UEPG/PR.

  • Adriana Rodrigues Suarez, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Pós- doutoranda em Educação pelo PPGE (UEPG). Doutora em Educação pela UEPG, linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem (Cinema na Educação). Mestrado em Comunicação e Linguagens (TUIUTI-2013), linha de pesquisa: Artes Plásticas/Pintura e Cinema. Especialista em Arte-Educação (2005) pelo IBEPEX, Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Chefe da Divisão de Cultura e Arte/ PROEX/UEPG. Vice- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG. Coordenadora do Programa PIBID/ núcleo Artes Visuais (2018-2020). Pesquisadora na área de Pintura, História da Arte e Cinema/Educação. Proprietária e Professora de pintura no ateliê Adriana Rodrigues Suarez (1998-2018). Escritora do livro de colorir para adultos ?Salto Alto?, da Editora Estúdio Texto (2015). Professora da Educação Básica (Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio) do Colégio Sagrada Família (1999-2017) e Colégio Neo Master (1999-2013) na área de Artes. Coordenadora da Disciplina de Artes na Educação Básica (1999-2017). Coordenadora do Festival FECUND?ARTE (Festival Escolar de Artes) (1999-2017). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, disciplinas de práticas e produções artísticas/ História da Arte (2011- atual). Tem experiência na área de Poética, Pintura, Desenho, História da Arte e Cinema, com ênfase em Artes.

  • Daniele Rosa Ferreira, Governo do Estado do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Magistério da Educação Básica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), com habilitação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Tem experiência na área de Educação, em diferentes níveis e modalidade de ensino. Possui cursos de Especialização que lhe deram aporte teórico e prático para atuar nas áreas da Psicopedagogia, Arte-Educação, Cidadania e Gestão de Políticas Públicas para a Infância e a Juventude. Atualmente servidora publica do estado do Paraná e atua como professora pedagoga em instituição de ensino da secretaria de estado e edução e esporte - SEED-PR.

  • Danielli Taques Colman, Goverdo do Estado do Paraná

    Possui graduação em Pedagogia e bacharelado em Direito, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É especialista nas duas áreas. Atualmente é pedagoga do Governo do Estado do Paraná, exercendo suas função em Ponta Grossa/PR. 

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Nunes, A. L. R., Suarez, A. R., Ferreira, D. R., & Colman, D. T. (2021). Cinema, educação e Paulo Freire: o estado do conhecimento das teses e dissertações de 2016 a 2021. Revista Extraprensa, 15(1), 45-65. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.192467