A ficção televisiva colombiana na memória de seus protagonistas

Autores

  • Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.151022

Palavras-chave:

Cultura, Ficção televisiva colombiana, Memória, Televisão colombiana, Televisão

Resumo

O artigo procura entender a configuração da ficção televisiva colombiana a partir da memória de personagens que participaram desse cenário e cujas falas aparecem em diferentes produtos. Sem perder de vista que as falas são parte de uma reconstrução seletiva do passado e uma narrativa sobre a ficção, buscamos identificar características, transformações, rupturas e continuidades da teleficção colombiana, considerando as tensões entre a indústria televisiva e a vida social, cultural e política do país. A análise revelou um imaginário de duas televisões nacionais, dadas nos modelos misto e privado, que gerou também dois tipos de teleficção. Este panorama aponta de maneira reflexiva para um conjunto de transformações em relação a um projeto de nação, liderado pelo Estado e sustentado na diversidade, que se enfraqueceu gradualmente diante de interesses de mercado.

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Biografia do Autor

  • Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Comunicadora social para a paz da Universidade Santo Tomás, Colômbia (2011) e mestre em comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil (2018), no convênio OEA-GCUB. Participou como pesquisadora no programa Jóvenes investigadores, Colciencias, Colômbia (2012-2013) e trabalhou como coordenadora de convocatórias de pesquisa na Universidade Santo Tomás, Colômbia (2014-2016).

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Publicado

2019-10-16

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Salamanca Rodríguez, G. A. (2019). A ficção televisiva colombiana na memória de seus protagonistas. Revista Extraprensa, 12, 10-31. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.151022