As Mulheres e o parto midiatizado

uma análise do discurso das celebridades

Autores

  • Maria Angela Pavan, Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Camila Rabelo Coutinho Saraiva, Me. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158045

Palavras-chave:

Parto Midiatizado, Análise do Discurso da Mídia, Celebridades, Internet

Resumo

As ferramentas de busca na internet são uma das primeiras fontes de informação sobre qualquer assunto atualmente. O parto enquanto prática social reflete a realidade midiatizada. Neste artigo, é feita uma análise dos principais resultados de termos de pesquisa utilizados no Google Search que evidenciam o parto como um assunto que ganhou destaque no cotidiano da população e da mídia. Com uma breve análise do discurso de notícias em sites sobre o parto de Ivete Sangalo, Kate Middleton e Eliana, é possível verificar como o assunto vem sendo tratado pela mídia, demonstrando como a própria sociedade encara o tema. Para realizar este artigo, utilizamos as bases teóricas de Patrick Charaudeau, Eni Orlandi e Maria Immacolata Vassallo de Lopes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Angela Pavan, Dra., Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPGEM). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e Mídia (Pragma – CNPq). Coordenadora do Procad/Capes (UFRN, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

  • Camila Rabelo Coutinho Saraiva, Me., Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda da Pós-Graduação em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro do grupo de pesquisa “Pragmática da Comunicação e Mídia” (Pragma – CNPq). Realiza pesquisa com temática relacionada ao Procad/Capes (UFRN, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Referências

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

DINIZ, Carmen Simone Grilo. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 627-633, 2005.

ELIANA dá à luz Manuela após gestação complicada. F5, São Paulo, 11 set. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2OkLVQa. Acesso em: 23 maio 2018.

FORCIONI, Giovana. Por que Kate Middleton saiu tão rápido da maternidade? Crescer, Rio de Janeiro, 3 maio 2018. Disponível em: https://glo.bo/2YjxLmc. Acesso em: 23 maio 2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1971.

FRANÇA, Vera; FREIRE FILHO, João; LANA, Lígia; SIMÕES, Paula (org.). Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.

LANA, Lígia. Jornalismo de celebridade, interesse humano e representações femininas na contemporaneidade. In: FREIRE FILHO, João; COELHO, Maria das Graças Pinto (org.). Jornalismo, cultura e sociedade: visões do Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 174-192.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Mediação e recepção: algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-80, 2014.

LUZ, Lia Hecker. O renascimento do parto e a reinvenção da emancipação social na blogosfera brasileira: contra o desperdício das experiências. 2014. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

MARTIN, Emily. A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. (Coleção Sexualidade e Cultura).

MCCRACKEN, Grant. Cultura e Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MENDES, Henrique. ‘Choronas e espertas. Parto foi lindo’, diz médica de Ivete sobre nascimento de gêmeas na Bahia. G1, Rio de Janeiro, 10 fev. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2Ej0Tgg. Acesso em: 23 maio 2018.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Como Citar

Pavan, M. A., & Saraiva, C. R. C. (2019). As Mulheres e o parto midiatizado: uma análise do discurso das celebridades. Revista Extraprensa, 12(2), 30-47. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158045